# # Fátima Bezerra sobrando…

A ideia da deputada federal Fátima Bezerra é indica-la como opção ao Senado na chapa do PMDB. Isso todo mundo já sabia até mesmo antes da chegada do presidente nacional do PT, Rui Falcão. Mas, uma declaração foi de encontro o que vinha dizendo o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, articulador da chapa. Rui Falcão foi claro e descartou a possibilidade de composição do PT numa chapa que tivesse o PSB da ex-governadora Vilma de Faria, o PSDB do ex-deputado Rogério Marinho e até do DEM do senador José Agripino Maia, a quem Henrique já se comprometeu de fazer coligação na proporcional, para garantir o mandato do deputado federal Felipe Maia (DEM). Rui Falcão também condicionou a vaga de Senado para Fátima Bezerra, como garantia para PT apoiar o PMDB.Parece que a ideia do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves de unir no mesmo palanque PMDB, PR, PROS, PDT, PV, e partidos de oposição nacional como DEM, PSB, PSDB e PPS, não conta com a simpatia do PT potiguar.

# # PMDB LIBERADO

Enquanto o presidente nacional do PT, Rui Falcão fazia um discurso para agradar a turma petista no Rio Grande do Norte… O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO) deu declarações que agradou bastante a turma peemedebista local. A orientação é que formem alianças com o maior número possível de legendas – mesmo que a composição seja com siglas da oposição. No Rio Grande do Norte, Valdir Raupp disse que o PMDB vai lançar candidatura própria ao Governo do Estado com quatro nomes para escolher: senador e ministro Garibaldi Filho, presidente da Câmara Federal Henrique Eduardo Alves, o ex-ministro Fernando Bezerra e deputado estadual Walter Alves.

# # Negado

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, negou pedido de habeas corpus do ex-deputado federal José Borba (PMDB-PR) para suspender a execução de multa imposta a ele em função da condenação na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Borba foi condenado a dois anos e seis meses de prisão, mas a punição foi convertida em penas alternativas. A defesa do ex-deputado alegou que o valor de R$ 360 mil definido pelo STF é desproporcional em relação ao máximo permitido por lei. Além da multa, Borba foi condenado a pagar multa de 300 salários mínimos para entidade pública, divididos em 30 meses, e não poderá exercer cargo ou função pública pelo período da condenação.

# # O Mapa de Eduardo Campos

Eduardo Campos decidiu que o PSB lançará ao menos 13 candidatos a governador para turbinar sua campanha ao Planalto. Ele disse a aliados que esta é a conta mínima para compensar sua pequena fatia de tempo de TV na disputa presidencial. A ordem é usar os horários locais para tornar mais conhecidos o presidenciável e o número da sigla. O PSB já definiu que terá palanques em oito Estados e no Distrito Federal. A ideia é fincar bandeira em mais quatro Estados até março. Eduardo Campos disse a aliados que Minas Gerais e Rio Grande do Sul não estarão entra as aventuras solitárias do PSB. A seção gaúcha do partido quer selar apoio a Ana Amélia (PP) antes do encontro regional de 22 de fevereiro, em Porto Alegre. O PSB decidiu sediar a campanha presidencial em São Paulo. O primeiro QG deverá ser o diretório estadual do partido, no Planalto Paulista. Depois, a ideia é alugar um espaço próprio para Campos. O governador pernambucano deu um freio nas viagens para esperar o nascimento de Miguel, seu quinto filho. Mas tem convocado aliados ao Recife para continuar a montar seus palanques estaduais.(Folha de S.Paulo – Bernardo Mello Franco)