Câmara define nomes de deputados para compor comissões

 

A Câmara dos Deputados instalou 22 comissões permanentes, com a eleição dos presidentes e vice-presidentes e designação dos deputados membros. Todos os nomes foram previamente definidos pelos 21 partidos que atuam na Casa.

A deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN) reassume a vaga de titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a maior e mais importante. Cabe à CCJ, que neste ano será presidida pelo deputado Vicente Candido (PT-SP), definir a legalidade de uma proposta. Ela tem o poder de barrar seu avanço. A parlamentar também fará parte da Comissão de Seguridade Social e continua presidente da CPI do Trabalho Infantil.

A designação dos parlamentares para as comissões parte das indicações partidárias. O PT, que possui a maior bancada da Casa (87 deputados), ficou com a presidência da CCJ.

O PMDB, segunda bancada da Câmara (75 deputados), ficou com outro colegiado importante, a Comissão de Finanças e Tributação, que é responsável pela análise de compatibilidade orçamentária e financeira de todas as propostas em tramitação.