Projeto beneficia piscicultores do Oeste Potiguar

 

SEBRAE/RN  pretende expandir as áreas de cultivo de tilápia em tanques escavados no Rio Grande do Norte. Piscicultores da cidade de Severiano Melo, que fica a 357 quilômetros de Natal, na região Oeste, serão alvo de projeto, que visa capacitar criadores de peixes para ampliar produção de tilápia. Inicialmente, dez produtores do município serão contemplados com consultorias e orientações com foco em sustentabilidade.

A iniciativa faz parte do Projeto Setorial de Piscicultura do Sebrae, que realizou na semana passada, uma reunião para apresentar a proposta a um grupo de produtores rurais do município, interessados em cultivar tilápia em tanques escavados. O projeto tem o objetivo de orientar o cultivo da tilápia seguindo os preceitos da sustentabilidade, com foco no mercado.

Através de diagnóstico, será traçado o perfil do produtor, e caso ele tenha potencialidade para a produção do peixe, receberá consultoria para elaboração do plano de negócio, manejo de cultivo e capacitação gerencial.

A ação conta com o apoio da prefeitura local. Participaram do encontro o vice-prefeito Jacinto Carvalho, o secretário de agricultura Naelson Melo e o Agente de Desenvolvimento João Melo, além do gestor do projeto, Renato Gouveia. Durante a palestra, foi apresentada a forma de atuação do Sebrae no segmento de piscicultura do RN, além de abordar a implantação de um projeto coletivo no município, com o apoio logístico da prefeitura na compra da ração, alevinos e escavação dos viveiros.

O grupo deverá ser composto por 10 produtores, dos quais três já participam do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). A ideia do projeto é fortalecer a agricultura local integrando a criação de tilápia com outros sistemas de cultivo.

Segundo Renato Gouveia, a iniciativa trará benefícios à cidade de Severiano Melo, pois será um investimento direto. “Estamos trazendo esse projeto para a cidade com o objetivo de torná-la sustentável em sua produção. Além de estimular a produção de peixe, iremos acompanhar todo o processo até a venda”, ressalta.

Fonte: Assessoria