• Tá na Folha de São Paulo – Em crise com o PT e o Planalto, o PMDB poderá fechar alianças regionais com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) em até 13 Estados.Nas últimas semanas, à medida que se intensificaram as rusgas entre governo e peemedebistas, avançaram negociações em Estados como Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Na Bahia, em Pernambuco e no Acre, já está definido que o PMDB, principal legenda da base do governo Dilma Rousseff, integrará coligações que farão campanha para Campos ou Aécio -pré-candidatos de oposição ao Planalto. Em outros dez Estados (RJ, PB, RN, CE, RR, AP, PI, RS, MG e PR), há focos de tensão que poderão levar os peemedebistas desses locais a também seguir com Aécio ou Campos.
  • Para pessoas próximas a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vinha demonstrando interesse em disputar a reeleição. Ela ainda alimenta as esperanças de reverter à crise enfrentada pelo seu governo, e aposta em programas como RN Sustentável, dentre outros. Nas ultimas semanas, colocou sua equipe debaixo do braço, e ganhou as regiões do Estado, fazendo discursos em inaugurações com um tom de quem desejava mais quatro anos de governo. Rosalba só não contava com a entrevista do presidente nacional do seu partido, senador José Agripino, neste domingo (16) a Tribuna do Norte, onde deixou claro que o DEM vai priorizar as eleições proporcionais. Ou seja, jogou um balde de agua fria nos prováveis projetos políticos da governadora.
  • São muitos os boatos sobre o presidente do STF, Joaquim Barbosa, concorrer ao Planalto ou ao Senado no Rio. O PV agendou três conversas, todas desmarcadas pelo ministro. Tudo começou na abertura do Congresso (3/2). De pé, no plenário da Câmara, o deputado Eurico Junior (PV-RJ) aborda Joaquim e ouve: “Eu votei na legenda do PV para deputado”. Eurico: “Quer conversar?”. Joaquim: “Posso conversar”. Papo encerrado.(Ilimar Franco – O Globo)
  • Pelo segundo ano consecutivo, o setor de planos de saúde lidera o ranking de queixas recebidas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), de acordo com balanço divulgado durante a semana em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor,celebrado ontem (15). Os planos de saúde estão no topo da lista, com 26,66% das demandas feitas à entidade em 2013, com acréscimo de 6,26 pontos percentuais em relação a 2012. Em seguida, vêm serviços financeiros (16,73%), produtos (13,05%) e telecomunicações (12,53%). Outros setores, que englobam imóveis, transporte, lazer e serviços públicos, corresponderam a 31,03% dos registros feitos por consumidores no Idec. No ano passado, o instituto registrou 13.541 demandas, sendo 8.040 dúvidas de relações de consumo e 5.501 pedidos de informação sobre processos judiciais.
  • O sistema que vai identificar e bloquear celulares “piratas” em operação no Brasil começará a funcionar, em fase de testes, a partir da próxima segunda-feira (16) Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga) criará um banco de dados com o código internacional de identificação de dispositivos móveis (Imei, na sigla em inglês) de todos os celulares que se conectarem às redes das operadoras. Após a coleta das informações, o sistema cruzará os dados com um cadastro único de celulares homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso permitirá identificar os aparelhos que não passaram por análise em laboratórios credenciados e, portanto, não tem autorização para funcionar. Esses celulares não passaram pelos testes exigidos pela Anatel que determinam se o celular pode trazer riscos à saúde, interferir em outros eletrônicos e até explodir devido à má qualidade dos componentes.