ENVIO DA RAIS DEVE SER FEITO ATÉ AMANHÃ

Caso as empresas não enviem os dados ou o façam incorretamente, trabalhador pode ser prejudicado, já que as informações são usadas para monitorar o pagamento do PIS/Pasep, os registros no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e também o sistema de arrecadação e concessão de benefícios previdenciários O prazo para que as empresas realizem a entrega da Relação Anual de Informações Sociais do ano-base 2013 (RAIS) termina nesta sexta-feira (21).

Os programas utilizados para que o documento seja enviado estão disponíveis no endereço www.rais.gov.br. “A partir desse ano, o envio da RAIS por certificado digital passa ser obrigatório para as empresas que possuem 11 ou mais vínculos. Entretanto, todas as empresas, até mesmo as que não têm empregados, tem que realizar a remessa da informação. Os profissionais da contabilidade, que normalmente são os responsáveis pela elaboração e envio da Relação, devem ficar atentos aos prazos e as peculiaridades de cada caso”, alertou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte, João Gregório Júnior.

Os dados são usados para monitorar o pagamento do PIS/Pasep, os registros no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e também o sistema de arrecadação e concessão de benefícios previdenciários. Portanto, caso a empresa falhe no envio, o trabalhador pode vir a ser prejudicado. Para Gregório Júnior, o empregado vê com muita atenção o abono salarial e o seguro-desemprego. “O funcionário vai cobrar à empresa caso tenha alguma dificuldade para acessar os benefícios, devido ao atraso ou erro na entrega das informações, pois é com base nesses dados que o colaborador consegue sacar os abonos do PIS e do Pasep, por exemplo”.