Fernando Mineiro lança site com informações sobre água e esgoto no RN

Em comemoração do Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado, 22, o mandato do deputado Fernando Mineiro (PT) lançou o SIAEM (Sistema de Informações sobre o Abastecimento d’Água e Esgotamento nos Municípios do RN), hotsite cujo objetivo é reunir, em um só espaço, dados sobre a distribuição de água no estado e contribuir para análises, estudos e ações políticas sobre a temática

O SIAEM disponibiliza, entre outros pontos, informações sobre o funcionamento do sistema de distribuição de água (captação, operadora, tipo de manancial, bacia hidrográfica), detalhes do abastecimento, a coleta e o tratamento dos esgotos, a pluviometria do município e o local de captação.

No sistema é possível conferir os dados de cada município, separadamente, em uma interface interativa e de fácil uso. O município pode ser selecionado no próprio mapa ou numa lista, localizada no canto superior direito, com a relação de nomes em ordem alfabética.

Mineiro ressaltou que a falta de gestão integrada dos recursos hídricos contribui, seguramente, para agravar a crise no abastecimento d’água que, em razão da estiagem prolongada, há quase dois anos vem assolando vários municípios do Rio Grande do Norte.

As informações do SIAEM não foram produzidas pelo mandato, mas sim sistematizadas, para facilitar o acesso aos dados, oriundos de diversas fontes oficiais, que estavam originalmente fragmentados. O sistema está aberto a sugestões, observações e eventuais correções.