• A presidente Dilma Rousseff (PT) esteve na manhã desta segunda-feira (31) no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, onde se submeteu a “exames de rotina”, segundo informou a assessoria da Presidência da República em uma de suas contas oficiais no Twitter. Não foram informados, até o momento, o estado de saúde da presidente, os resultados dos exames nem os profissionais responsáveis pelo atendimento. Na semana passada, a presidente, que tem 66 anos, cancelou a maior parte de seus compromissos em função de uma forte gripe contraída depois de uma série de viagens feitas recentemente pelo país. No sábado, a presidente esteve na reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na Costa do Sauípe (BA). Nesta segunda-feira, Dilma tem como único compromisso oficial uma cerimônia no Palácio do Planalto no fim da manhã.
  • Integrantes da base aliada ao governo no Congresso Nacional intensificam nesta segunda-feira (31) articulações para tentar evitar a criação da CPI da Petrobras no Senado Federal, cujo requerimento de abertura tem leitura em plenário prevista para amanhã pelo presidente do Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Apesar da previsão de leitura, não há regimentalmente nenhum prazo estabelecido para que isso ocorra. Ou seja, caso queira, Renan pode adiar a leitura em plenário. Essa possibilidade é uma aposta de integrantes do Palácio do Planalto que vêm acompanhando de perto o desenrolar das discussões. Antes mesmo de tomar posse como ministro de Relações Institucionais, o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) participa de uma série de reuniões nesta segunda-feira com aliados em que o tema central será a criação da comissão. A posse do petista está prevista para amanhã.
  • A juíza eleitoral de Santana do Matos, Niedja Fernandes dos Anjos e Silva, acatou pedido feito pelo Ministério Público e cassou o diploma do prefeito do município de Bodó, Francisco Santos de Souza e do vice José Enilson de Assunção de Melo Lula. Assinada pelo Promotor Eleitoral de Santana do Matos Romero Marinho, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral por Captação Ilícita de Sufrágio revela que o prefeito e o vice de Bodó, “juntamente com Francisco Rimigio da Silva entregaram aos eleitores Francisco Albino da Silva e Eliene Silva de Araújo, com o fim de obter-lhes os votos destes, no pleito eleitoral do ano de 2012, na cidade de Bodó/RN, a quantia de R$ 500,00 bem como ao eleitor Marcelo de Sousa Araújo, a quantia de 200,00 com a mesma finalidade.” A informação da compra de votos chegou ao conhecimento do Ministério Público através de ofício nº 6325/2012 – SR/DPF/RN, oriundo da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, onde o vereador José Antônio de Assunção procurou aquele órgão federal e detalhou como foi materializado o plano do prefeito e do vice para violarem a lei eleitoral.
  • A secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Shirley Targino (PR), entrega hoje (31) a carta de renúncia ao cargo à governadora Rosalba Ciarlini. Shirley, que também é presidente do PR Mulher, já conversou com a governadora e diante do momento eleitoral – em que João Maia é o pré-candidato indicado a vice-governador na chapa do PMDB, encabeçada pelo deputado Henrique Eduardo Alves, ela se vê obrigada a acompanhar o partido.
  • O prazo para o eleitor pedir à Justiça Eleitoral a emissão do título ou a transferência de domicílio termina no dia 7 de maio. Para resolver a pendência, basta procurar o Cartório Eleitoral mais próximo. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 5 de outubro. Para transferir o título de eleitor, nos casos de mudança de cidade ou de país, o cidadão deve comparecer ao cartório com documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Quem mora no exterior, deve procurar as embaixadas do Brasil.
  • No período das 7h da sexta-feira (28) até as 7h desta segunda-feira (31) a Emparn registrou chuvas em 112 municípios dos 197 postos de monitoramento existentes. A maior chuva registrada foi no município de Itaú, com 97 milímetros. Foram chuvas acima de 50 milímetros nos municípios de : Portalegre, Major Sales, Janduis, Porto do Mangue, Apodi, Mossoró, Viçosa, Taboleiro Grande, Paraná e Tenente Ananias.