Em Brasília, Fabrício Torquato, busca por mais investimentos para Pau dos Ferros

 

Em sua mais recente ida a Brasília, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, ao longo desta semana, deu importantes passos para a obtenção de mais investimentos e recursos para seguir com o desenvolvimento da “Capital do Alto Oeste”.

Junto ao Ministério da Saúde, em audiência com a responsável pela implantação das Unidades de Pronto Atendimento – UPA, Michelle Belchior, o gestor pauferrense acompanhou todo o processo burocrático que existe para a unidade em Pau dos Ferros.

Segundo Fabrício, o motivo da audiência foi a liberação dos recursos para a compra de equipamentos da UPA, que já teve a construção finalizada, e só após essa etapa finalizada é que o Ministério libera a última parcela.

“Dos 1,4 milhão de reais, ainda resta receber os últimos 350 mil, além de outros 511 mil reais para a aquisição de todos os equipamentos de estruturação da unidade”, afirmou. E o prefeito ainda acrescentou que segue para cumprir as últimas exigências burocráticas, para que o município possa receber estes valores e possa inaugurar a UPA. “Mas já temos uma perspectiva de que, em até 60 dias, teremos estes recursos liberados”, informou.

Quando a UPA for concluída, Governos Federal, Estadual e Municipal serão os responsáveis por custear os 300 mil reais/mês que, em média, são recursos para manter uma UPA Porte I como a de Pau dos Ferros.

Diante das limitações financeiras do município, Fabrício afirmou que, até o momento, só há a garantia de 100 mil reais por parte da União. “Não temos condições de arcar com os outros 200 mil reais, por isso, já iniciamos a busca pela garantia de mais apoios para este custeio mensal”, esclareceu o Prefeito. “Estamos nos antecipando e ganhando tempo para quando estivermos com a unidade inaugurada”, ressaltou.

Já voltado para a área da educação, outro ponto que recebeu especial atenção dentro desta agenda administrativa, foi a busca por recursos, junto aos parlamentares federais, para reforma, ampliação e modernização da Escola Municipal Professor Severino Bezerra. Obra que já teve seu projeto cadastrado no Plano de Ações Articuladas – PAR.

Outro ponto observado pelo gestor foram os recursos visando a implantação do Plano Diretor de Pau dos Ferros. “Em outubro, protocolamos o ofício com os Termos de Referência do nosso Plano Diretor junto ao Ministério das Cidades, agora estamos mantendo contatos como forma de viabilizar esse importante investimento para a nossa cidade”, esclareceu.

E como forma de garantir mais investimento em Pau dos Ferros, o prefeito, acompanhou as propostas habitacionais do município. “Temos, em média 400 cadastros de famílias em programas diversos, como o Minha Casa, Minha Vida, seja o Rural, o III e o Entidades, todos com etapas burocráticas adiantadas, e estamos na busca de novos programas habitacionais para incluir mais famílias”, frisou.

Finalizando a sua agenda de compromissos na capital federal, o chefe do executivo pauferrense ainda buscou agilizar os vários convênios da administração, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Ministério da Saúde, assim como, o do Turismo.

Fonte: Assessoria