# # Aécio Neves tem candidatura confirmada 

A executiva nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) referendou, nesta terça-feira (22), o nome do senador mineiro Aécio Neves como pré-candidato da legenda à Presidência da República. O encontro, realizado na manhã de hoje, marcou ainda a data da convenção nacional da sigla, agendada para o próximo dia 14 de junho, em São Paulo. Durante a reunião foi feito um balanço dos palanques estaduais e, segundo Aécio Neves, em 80% dos estados haverá candidaturas competitivas, tanto do seu partido quanto de legendas aliadas. “Teremos um exército de companheiros para levar as ideias da nossa candidatura, baseadas na eficiência e na ética, algo que está em falta no Governo Federal”, disse o senador tucano. Aécio ainda não definiu, entretanto, quem irá ocupar a vaga de vice na sua chapa, mas afirmou cogitar a possibilidade de ter uma mulher como companheira na disputa ao Palácio do Planalto, como é o caso de Eduardo Campos e Marina Silva e Dilma Rousseff e Michel Temer. “Seria com certeza algo até mais agradável, mas estamos pautando esta escolha, nem por uma questão de gênero, nem por uma questão regional”, completou.

# # Ou renuncia ou é expulso…

 

Em reunião ocorrida em Brasília na manhã desta terça-feira dirigentes do PT avisaram o deputado licenciado André Vargas (PT-PR) que, se ele não renunciar ao mandato, será expulso do partido. Vargas resistiu e desafiou a cúpula petista. “Não renuncio. Agora vou até o fim e vou fazer o meu sucessor na vice-presidência da Câmara”, afirmou, numa referência ao deputado Luiz Sérgio (RJ). O presidente do PT, Rui Falcão, disse a Vargas que as denúncias de irregularidades envolvendo o nome dele desgastam ainda mais a imagem do partido, já abalada com o escândalo do mensalão. “Você já deveria ter renunciado para evitar tudo isso”, afirmou Falcão, em tom duro. A reunião, na sede do PT, foi marcada pela tensão. A portas fechadas, o presidente do PT pediu a Vargas que abra mão do mandato para não prejudicar o partido e as campanhas eleitorais de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo; de Gleisi Hoffmann à sucessão no Paraná e da própria presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

# # Vendas em queda…

As vendas no comércio durante a semana da Páscoa desaceleraram, apontou a Serasa Experian nesta terça-feira, com alta de apenas 1,6% sobre período equivalente de 2013. Na semana da Páscoa do ano passado, que caiu entre os dias 25 a 31 de março, as compras haviam crescido 5,6% na comparação com o ano anterior. Também houve diminuição no ritmo nas compras de última hora. No final de semana da Páscoa, somente, as compras subiram 4,4% neste ano, ante 6,8% em 2013. Em comunicado, o Serasa atribuiu o resultado à aceleração da inflação e encarecimento do crediário em função dos sucessivos aumentos nas taxas de juros. “Vale notar também que a presença do feriado de Tiradentes, emendando com a Páscoa, determinou comportamentos distintos dos consumidores nas lojas no final de semana”, disse a empresa de informações de crédito. Enquanto no Brasil houve avanço nas vendas de última hora, na cidade de São Paulo, especificamente, houve queda de 5,3%. O indicador da Serasa leva em conta as consultas realizadas no banco de dados da empresa durante o período analisado. (Reuters)