O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, comemorou a decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), publicada na noite de ontem (23), pela criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusiva para investigar a Petrobras. A ministra ainda determinou que, até que o mérito da ação seja julgado, o Senado Federal suspenda a discussão em plenário da abrangência da comissão.

‘A ministra Rosa Weber acaba de decidir em favor da Constituição e em respeito ao regimento do Senado Federal. Essa decisão engrandece o Supremo Tribunal Federal, pois preserva o direito sagrado das oposições’, afirmou o senador mineiro, um dos principais articuladores para a criação da comissão.

Logo após a decisão da ministra, o tucano também passou a cobrar do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que solicite das bancadas a indicação, ainda nesta quinta-feira, dos integrantes que deverão compor a comissão.

Trazer luzes às denúncias de irregularidades que se sucedem em relação à Petrobras não é uma demanda das oposições e sim da sociedade brasileira. Vamos atuar com serenidade e responsabilidade na busca da apuração dos fatos, sem pré-julgamentos, mas garantindo que todos esses episódios sejam esclarecidos em benefício da democracia e da ética na vida pública’, afirmou Aécio.

A decisão da ministra é liminar. O mérito da ação ainda será julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, mas ainda não há data definida para isso acontecer. (Estadão)