Dia D da campanha de vacinação contra gripe é neste sábado, 26

A Vigilância à Saúde já deu início a campanha de vacinação contra a gripe. A imunização segue até o dia 9 de maio com o Dia D marcado para este sábado, 26, quando todas as Unidades Básicas de Saúde funcionando para imunização.

Público alvo da campanha: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, profissionais de saúde e gestantes, mulheres em puerpério (até 45 dias após o parto), pessoas em privação de liberdade e doentes crônicos (doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais, hipertensos, diabéticos).

De acordo com a diretora da Vigilância à Saúde, Alany Medeiros, a meta é imunizar 80% de cada público. Nesse caso, em Mossoró deverão ser vacinadas: crianças de 6 meses a 2 anos, 5.892; de dois a 4 anos, 11. 850; profissionais da saúde, 8.216; gestantes, 2.946 (público variável); puérperas, 484 (público variável); idosos, 24.885 e doenças crônicas, 7.171.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B). A vacina é segura é a melhor arma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por influenza.

A coordenação da campanha informa que os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.