Vacina contra gripe atinge mais de cinco mil pessoas
A campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza imunizou 5.419 pessoas até esta segunda-feira, 28. Os dados são da Vigilância à Saúde, setor responsável pela coordenação da campanha.
De acordo com os números divulgados pelo setor, foram vacinadas: 3.006 crianças, 338 trabalhado da saúde, 347 gestantes, 64 puérperas, 1.737 idosos.
Segundo a diretora da Vigilância, Alany Medeiros, a campanha, iniciada esta semana, prossegue nas Unidades Básicas de Saúde até o dia 9 de maio com a perspectiva de imunizar 49 mil pessoas, conforme a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.
Estão entre os grupos prioritários as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, profissionais de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas em privação de liberdade e doentes crônicos (doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais, hipertensos, diabéticos).
“O objetivo é imunizar 80% de cada grupo”, frisa. Em Mossoró deverão ser vacinadas 5.892 crianças de 6 meses a 2 anos, 11. 850 crianças de dois a 4 anos, 8.216 profissionais da saúde, 2.946 gestantes (público variável), 484 puérperas (público variável), 24.885 idosos e 7.171 pessoas com doenças crônicas.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B). A vacina é segura é a melhor arma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por influenza.
Os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.
Fonte: Assessoria