A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá discutir na Câmara Municipal de Mossoró a mudança de sistema de acesso à instituição e adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O reitor da Universidade, Prof. Pedro Fernandes, o vice-reitor, Prof. Aldo Gondim, o diretor da Comperve, Prof. Egberto Mesquita, receberam nesta terça-feira (13), o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Alex Moacir, e apresentaram a solicitação da realização da audiência pública ressaltando a importância da discussão com toda a sociedade, em razão do papel social da instituição.
A sugestão foi prontamente atendida pelo presidente do Legislativo Municipal, que irá agendar uma data já para os próximos dias para a realização da audiência, devido ao impacto do tema na sociedade. A data ainda será agendada pela Câmara Municipal, e comunicada à Universidade e à sociedade.
Desde 2001, a Universidade adota o Processo Seletivo Vocacionado (PSV), tendo utilizado o ENEM nos últimos anos de forma parcial, de acordo com a opção do aluno. A discussão é em torno da possibilidade de tornar a prova do ENEM um mecanismo de acesso à Universidade através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
Aproveitando a presença do presidente da Câmara, o reitor Pedro Fernandes apresentou alguns projetos realizados pela Universidade, como os ambulatórios da Faculdade de Medicina, as residências universitárias, o curso de educação física, as licenciaturas, entre outros, e solicitou o apoio político do legislativo para fortalecer a instituição. “A UERN tem se empenhado em apresentar a sociedade o que é produzido aqui. Além de formar recursos humanos, também contribuímos para o desenvolvimento da região. Nós precisamos que os poderes Legislativo e Executivo conheçam a realidade da UERN e apoiem nossos projetos”, afirmou o reitor.
Fonte: Assessoria