Loja Brasil Original abre novo canal de vendas para artesãos

 

Um espaço para exposição e comercialização de peças de diferentes tipologias confeccionadas em todas as regiões do estado e que pode representar até R$ 500 mil em volume de vendas. Essas são as expectativas em torno da Brasil Original, uma loja conceito que o Sebrae no Rio Grande do Norte inaugurou, em parceria com a Prefeitura de Natal, na sexta-feira (16). Aberto das 12 às 22h, oshowroom funciona na praça da Árvore de Mirassol e abriga a produção artesanal de 120 artesãos potiguares.

O espaço possui 420 metros quadrados e reúne peças utilitárias e decorativas, que trazem elementos da cultura regional e imprimem particularidade e originalidade aos utensílios. A loja Brasil Original faz partes da estratégia do Sebrae para gerar novas oportunidades de negócios para atua na cadeia produção associada ao turismo e abrir mais canais de comercialização para o artesanato local, tendo como o incentivo a Copa do Mundo FIFA 2014, cujos jogos começam no próximo mês, no Brasil.

A abertura da loja contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Sílvio Bezerra, que elogiou o espaço e, principalmente, o trabalho dos artesãos. A maior parte desses expositores passou por capacitações oferecidas pela Instituição, inclusive na área de design para melhorar o acabamento das peças e gerar valor agregado aos produtos. O prefeito Carlos Eduardo Alves e a vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, também conferiram a loja, juntamente com secretários municipais.

“Essa loja é um legado para a cidade. Para os artesãos, a vantagem é que, com esse espaço, conseguimos eliminar os atravessadores e vendermos o artesanato local direto aos turistas”, justifica o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, que destaca o trabalho criterioso de seleção das peças, curadoria realizada pela equipe da Fundação Capitania das Artes. Para o superintendente, a loja abre também novos canais para comercialização da produção artesanal potiguar e pode possivelmente abrigar rodadas de negócios do setor.

Fonte: Assessoria