Câmara assina Termo de Cooperação com ICOP para resgate histórico-bibliográfico de patronos de escolas públicas


O presidente da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), vereador Alex Moacir, e o presidente do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), Aécio Cândido, assinaram na última terça-feira, 20, um Termo de Cooperação que visa o resgate histórico-bibliográfico dos patronos das escolas públicas do município. A solenidade ocorreu na sala da presidência da Casa Legislativa, com a presença de membros do ICOP, além dos vereadores Vingt-un Neto e Izabel Montenegro.

O Termo de Cooperação institui parceria para a materialização do projeto Câmara Cultural – Resgate Histórico. “A proposta é fazer o levantamento biográfico daqueles que dão nome às escolas públicas municipais, a fim de que a classe educacional possa conhecer a história dos patronos das unidades estudantis”, frisa Alex Moacir.

De acordo com o documento, o ICOP ficará responsável pela pesquisa e texto dos perfis bibliográficos de personalidades que dão nome a determinada escola da rede municipal de ensino. Já a Câmara viabilizará a publicação dos ensaios, através de Plaquetes, que serão distribuídos entre discentes, docentes e servidores administrativos da unidade escolar que leva o nome do homenageado. Além disso, será afixada uma placa em cada unidade escolar, com as informações mais relevantes da vida do biografado. “No Brasil temos a fama, que não é boa, de cuidar pouco da memória coletiva, e esse projeto demostra que a Câmara Municipal de Mossoró, tem a preocupação de preservar a história, divulgando-a para as novas gerações, declara Aécio Cândido.

Para o vereador Vingt-un Neto, é um momento importante para a cultura mossoroense, uma vez que resgata bibliografias de personalidades da terra. Cada trabalho terá seu lançamento na respectiva escola, onde o membro do ICOP responsável pela pesquisa e ensaio, ministrará uma palestra sobre o entrevistado. Também haverá uma explanação do projeto em si, feita pelo presidente da Câmara, o vereador Alex Moacir e o presidente do ICOP. “O resgate histórico faz com que as personagens do passado não se transformem na poeira do esquecimento”, destaca o escritor, Clauder Arcanjo.

Fonte: Assessoria