Artesãos buscam alternativas para inovação em negócios

Artesãos das mais diversas tipologias do artesanato desenvolvido em Pau dos Ferros, cidade localizada no Alto Oeste Potiguar investem em soluções criativas para inovação dos negócios. A participação na Oficina “Transforme sua ideia em modelos de negócios”, promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, entre os dias 27 e 29 de maio, auxilia artistas a enxergarem, no artesanato, mais que uma forma de transformar matérias primas em peças artesanais. Com foco no empreendedorismo, os participantes imprimem mais profissionalismo ao material produzido assegurando mais competitividade e manutenção da tradição cultural.

A solução “Transforme sua Ideia em Modelo de Negócio” é baseada na utilização da metodologia que cria modelos de negócio utilizando o Canvas (quadro) que facilita a visão e o entendimento geral do negócio. Permite ao empreendedor visualizar as possibilidades de inovação. As orientações repassadas ao longo da capacitação facilitam a visão e o entendimento geral do negócio, permitindo ao empreendedor visualizar as possibilidades de inovação.

A artesã Izabel Rego produz bonecas de pano por encomenda e com a venda, complementa a renda familiar. Ela conta que não pensava no artesanato como um negócio sólido e viável. As idéias mudaram depois que participou da oficina. “Eu sempre fiz as bonecas por encomenda, e não enxergava nada além de mais um trabalho. Não pensava que a produção das bonecas pudesse se transformar em um negócio. tudo que vi foi muito proveitoso e estou muito feliz com o que posso mudar daqui para frente”, afirma.

Artesãos que participaram da capacitação trabalham desde a tipologia do ponto cruz até madeira, crochê, pintura, bordados em fita e embalagens de papel. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, e vamos dar continuidade à solução em outros municípios, pois acreditamos que o estímulo à geração de novos negócios é o primeiro passo para o fortalecimento das economias dos pequenos municípios”, pontua Vamberto Torres, gerente do Escritório Regional do Alto Oeste.

Fonte: Assessoria