Francisco das Chagas Marinho, o Marinho Chagas, nasceu em Natal no dia 8 de fevereiro de 1952. Tinha 62 anos completados há quase quatro meses. Jogava como lateral-esquerdo. Passou por grandes clubes, como: ABC, América, Náutico, Botafogo, Fluminense, São Paulo e jogou na Seleção Brasileira disputando a Copa do Mundo de 1974. Foi treinador de futebol. Marinho Chagas foi um dos maiores ídolos do Botafogo na década de 70. Era dono de um chute forte e preciso e ficou conhecido pelos gols de falta marcados frequentemente.

Tinha um comportamento irreverente e polêmico dentro e fora dos campos. Ele tinha a tática de avançar livremente pela lateral do campo rumo ao ataque, o que é característica de um verdadeiro ala. Isso na época causava controvérsia, já que antigamente era considerado muito mais importante para um lateral marcar do que apoiar. Por causa disso, Marinho recebeu o pejorativo apelido de “Avenida Marinho Chagas”, devido aos eventuais espaços que deixava em campo.

Ficou marcado pela forte briga que teve com o então goleiro Leão no jogo que valeu a eliminação do Brasil na Copa de 74, contra a Polônia, perdido por 1 a 0, jogo que valia a 3ª posição. No entanto, depois foi considerado como um dos grandes laterais-esquerdos da história do futebol brasileiro, ao lado de outros nomes que brilharam em Copas do Mundo como Nílton Santos, Júnior, Branco e Roberto Carlos.

Nota da CBF

A CBF publicou em seu site oficial a notícia do falecimento do ex-jogador Marinho Chagas. O presidente, José Maria Marin lamentou a morte “daquele que foi um grande jogador”. Veja abaixo:

O futebol teve outra perda, Depois da morte do jornalista Maurício Torres, no sábado, faleceu neste domingo, em João Pessoa, o ex-jogador da Seleção Brasileira Marinho Chagas. Ele estava internado desde o sábado, em estado grave, devido a uma hemorragia digestiva.

O presidente da CBF José Maria Marin lamenta a morte daquele que foi um grande jogador, a quem admirava pelas atuações na Seleção Brasileira e manifesta os pêsames à família.

Assim como ocorrerá pela morte do jornalista Maurício Torres, será observado um minuto de silêncio nos jogos deste domingo do Campeonato Brasileiro.