Via Blog de Magno Martins

A convenção nacional do PR prorrogou até o dia 30 de junho a decisão sobre que rumo tomar na eleição presidencial. O presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), não quis falar sobre sua preferência, mas deu a entender que não quer apoiar Dilma, que o afastou do cargo de ministro dos Transportes após ser acusado de irregularidades.

— Saí do governo da forma que todos viram. A relação com o governo, ao longo do tempo, não é boa.

O encontro deste sábado foi marcado pela ausência da maioria dos deputados federais da legenda: apenas nove dos 32 compareceram. No total, 138 delegados votaram. A opção para que a executiva decida o que fazer teve 122 votos, contra 16 que apoiaram a indicação do senador Magno Malta (ES) como candidato do partido à Presidência.

Nascimento reconheceu que a ausência da maioria dos parlamentares significava que a bancada não está satisfeita com o governo da presidente Dilma. Ele observou que o resultado da convenção é legal, porque o estatuto do PR prevê a possibilidade de a executiva encaminhar o apoio da forma que entender melhor.

— Há uma certa divisão na sigla. E a ausência dos deputados pode ser uma demonstração disso — declarou.

Há uma ala que prefere apoiar o tucano Aécio Neves. Outra, menor, capitaneada por Anthony Garotinho (RJ), tem demonstrado que o melhor caminho seria a aliança com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB).