Conservação ambiental abre II Semana de Engenharia Florestal

 

Com mais de 80 estudantes inscritos e 30 trabalhos expostos, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido abriu nesta manhã, 09, a II Semana de Engenharia Florestal, no Auditório do CTARN, no Campus Leste da Ufersa Mossoró. A palestra de abertura, ministrada pela professora Luciana Vieira de Paiva, da Ufersa, abordou o tema: Unidades de conservação: importante instrumento para conservação da biodiversidade. Antes, o grupo regional Rapaduras Pop fez a abertura cultural.

Na ocasião, o reitor da Ufersa professor José de Arimatea Matos, ressaltou a importância da iniciativa. “Muito importante para alunos de qualquer instituição, particularmente, os da Ufersa, a Semana de Engenharia Florestal representa oportunidade de mostrar as atividades desenvolvidas no curso numa interligação entre a teoria e a prática”, observou.

A Semana de Engenharia Florestal prosseguirá até a próxima sexta-feira, 11, com uma programação com palestras, oficinas e minicursos. “É uma oportunidade para a transferência de conhecimentos relacionados com a preservação da fauna, da flora, envolvendo ainda as questões sociais, culturais, históricas e de cultura popular relacionados com a valorização do bioma caatinga”, ressaltou o coordenador da Semana, professor Marco Diodato. Além dos estudantes da Ufersa, participam da Semana de Engenharia Florestal estudantes da UFRN, da UERN e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Para a universitária da Ufersa, Marília Grazielli Dantas de Moura, do V período, a participar da Semana de Engenharia Florestal é uma forma de colocar em prática os conteúdos estudados em sala de aula. “O nosso curso é novo e de grande importância para a região do semiárido, então, é uma boa oportunidade de mostrar a nossa produtividade advinda do nosso aprendizado”, considerou. Marília apresentou o pôster Ocorrências de doenças na arborização da Ufersa, onde foram analisadas 80 árvores. O estudo detectou que 70% das árvores analisadas apresentam algum tipo de doença. “Nossa proposta é chamar a atenção para a importância dos cuidados com a arborização urbana”, afirmou.

Já as estudantes Taise Almeida da Conceição e Michele Cerqueira da Silva Alves, ambas, do nono período, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, participam com apresentação de trabalhos na II Semana de Engenharia Florestal da Ufersa. “É uma oportunidade de mostrar o que fazemos na nossa universidade”, considerou Taise da Conceição, que trouxe dois trabalhos: um relacionado à conservação e valorização de quintais agroflorestais e outro sobre a arborização urbana com ipês amarelos.

Fonte: Assessoria