O deputado Henrique Eduardo Alves conversou na noite desta terça-feira (15), em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) sobre as alterações no projeto para levar água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves até Currais Novos através de uma adutora de engate rápido. O projeto vai ser entregue aos dirigentes do Dnocs, Walter Gomes, e da Caern, Yuri Tasso, na segunda-feira (21) para análise final e encaminhado ao ministério da Integração Nacional.

 Após reunião, em Natal, entre os técnicos da Caern e Dnocs, o engenheiro José Humberto Dantas, do Dnocs, explicou ao deputado Henrique Alves que a alternativa mais viável, rápida e econômica será uma adutora paralela a atual adutora que abastece os municípios da serra de Santana. A água será captada na barragem Armando Ribeiro Gonçalves e transportada, sem tratamento, até Currais Novos onde já existe uma estação de tratamento da Caern no açude Dourados.

 O projeto anterior, apesar da extensão menor, previa reforço e ajustes nas estações de captação, tratamento e elevatórias da atual adutora da Serra de Santana e demandaria mais tempo e custos para execução da obra, além de interrupções no abastecimento dos demais municípios durante a execução das obras. Com a captação feita diretamente na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a extensão da adutora, em relação ao projeto inicial, vai dobrar de 40 para 80 quilômetros. O projeto previa, inicialmente, a captação no município de Florânia.

 Com as explicações feitas ao deputado Henrique Alves, o parlamentar repassou as informações ao ministro Francisco Teixeira que espera o projeto definido do Dnocs na próxima semana.”A alternativa é a mais viável para não atrasar ainda mais uma solução emergencial para o abastecimento de Currais Novos, que está na iminência de entrar em colapso”, disse Alves. Os recursos, inicialmente da ordem de R$ 27 milhões, segundo o deputado, são do orçamento próprio da Defesa Civil Nacional, com possibilidade assegurada pelo governo de complementação com verbas do Orçamento Geral da União.

Nesta terça-feira, Henrique Alves conversou com o ministro Aloizio Mercadante, da Casa Civil, para pedir urgência na liberação dos recursos e viabilizar a adutora o mais rápido possível. Desde que a situação se agravou, o deputado tem recebido apelos de lideranças e moradores da cidade para uma solução emergencial para o problema.

Fonte: Assessoria