Prefeitura do Assú participa de reunião sobre aterros sanitários consorciados

Nesta quarta-feira (16), o secretário adjunto de Meio Ambiente da cidade de Assú, Reci Oliveira, participou de reunião em Natal, na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), onde discutiu sobre a situação dos convênios de aterros sanitários consorciados na região do Vale do Açu.Na reunião também estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (semarh), Caixa Econômica Federal, Funasa, Ministério Público e empresa Geotechnique.

De acordo com Reci Oliveira, o encontro desta quarta-feira foi para debater o andamento dos convênios entre os consórcios de várias regiões do Rio Grande do Norte e também para a empresa Geotechnique apresentar os seus projetos. “Os planos traçarão um diagnóstico e farão proposições para a questão dos resíduos sólidos nestas regiões. Esta ação é mais um passo no sentido de fortalecer os Consórcios Públicos Regionais, que são a união dos municípios por região para resolver a questão do destino correto do lixo gerado nas cidades”, explicou Oliveira.

Ainda de acordo com o secretário adjunto, a empresa Geotechnique apresentou o esboço da fase final dos seus projetos para a região do Vale do Açu. “Com ele pronto, poderemos ir atrás de recursos e implementar os nossos aterros da maneira correta”, explicou.

No Estado do Rio Grande do Norte, o destino final dos resíduos sólidos urbanos em mais de 92% dos municípios ocorre em lixões a céu aberto, em apenas 4,2% esses resíduos são encaminhados para aterros sanitários.

Consórcio Público

 

O Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu é presidido pelo Prefeito de Pendências Ivan Padilha, ele foi criado com o objetivo de cumprir a lei N°12.305 de 02 de agosto de 2010, que determina que estados e municípios tem até o final de 2014 para eliminar os lixões, e dar o tratamento adequado ao lixo de acordo com Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Os 23 municípios integrantes são: Assú, Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Carnaubais, Pendências, Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Pedra Preta, Lajes, Ipanguaçu, Itajá, Angicos, Fernando Pedroza, São Rafael, Santana do Matos, Paraú e Upanema.

Fonte: Assessoria