A região conhecida como Zona de Mossoró está entre os vetores de desenvolvimento da economia potiguar para os próximos 20 anos, com a concentração de 19,1% das oportunidades de negócios previstas para o Estado até 2035. É o que aponta o estudo Mais RN, encomendado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, apresentado na noite desta terça-feira (22), na sede do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, em Mossoró. O agronegócio aparece como um dos setores com mais elevado potencial para crescimento.

No total, o estudo contempla mais de 400 oportunidades de negócios para o Rio Grande do Norte. Os dados foram apresentados pelo consultor da Fiern, Mário Sérgio Viveiros, e o representante da Macroplan – empresa responsável pelo diagnóstico – Arthur Araújo.

A diversificação na produção de frutas e a agregação de valor aparecem como mecanismos que devem impulsionar o segmento da fruticultura. Por outro lado, não só o agronegócio, mas também setores como o de energias, serviços e exploração de petróleo, precisam driblar gargalos existentes, como déficit de infra-estrutura e gestão pública, por exemplo.

De acordo com o gerente do Escritório Regional do Oeste, João Vidal, além de uma fonte de informação, o Mais RN, surge como ferramenta de auxílio para empreendedores que pretendem investir no Estado.
“Este material é importantíssimo, e vai nos auxiliar na orientação a empreendedores da região e de outros lugares do país que pretendem investir no Estado”, opina.

Para realizar o trabalho, os consultores da Macroplan realizaram a coleta de dados e documentos, além de fazer entrevistas com 67 empresários e especialistas, oito encontros regionais, cerca de 51 visitas em campo a 21 setores da economia em 18 municípios do Rio Grande do Norte. O acervo de informações foram compilados e analisados e estão disponíveis no portal www.maisrn.org.br, com acesso livre aos internautas.