Ampliação de projeto beneficia 80 novos apicultores potiguares

Após longo período de estiagem, o setor apícola potiguar convive com novas perspectivas de crescimento para 2014. Para adequar-se ao novo momento e assegurar qualificação entre os integrantes do setor, o Sebrae no Rio Grande do Norte realiza ampliação do Setorial de Apicultura e passa a atender apicultores de dois novos municípios. Ao todo, oitenta produtores de mel de abelha serão inseridos nas capacitações que fazem parte da cadeia produtiva do segmento. A inserção tem início nos próximos dias.

Com a ampliação no atendimento, passam a fazer parte do programa apicultores de Guamaré e São Paulo do Potengi. O total de beneficiados com o projeto passa de 280 para 360 criadores de abelhas em todo o Estado.

O anúncio, feito durante o Encontro do Comitê Gestor da Apicultura, em Apodi, na última quarta-feira (23), reforça o compromisso da entidade com a apicultura desenvolvida no Estado. De acordo com o gestor do projeto, Lecy Gadelha, a inserção dos novos apicultores é uma forma de melhor organizar a cadeia produtiva e garantir melhores resultados. “Existia o interesse e disponibilidade dos apicultores, e, além disso, a inclusão deles no processo vai melhorar e fortalecimento da cadeia produtiva no Estado”, assegura.

Outra boa notícia que deve promover melhorias no setor diz respeito à liberação do registro da unidade de beneficiamento de mel do município de Marcelino Vieira, concedido pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn). “A liberação vai proporcionar o beneficiamento do mel produzido no município e em cidades da região. É a garantia de que o mel produzido é de qualidade, possui selo do instituto regulador”, complementa.