Ariano Suassuna: Doutor Honoris Causa e o grande homenageado do FESTUERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) pretendia mais uma vez receber o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna este ano. Ele é o grande homenageado do Festival de Teatro Escolar do Rio Grande do Norte (FESTUERN), que será realizado em outubro.
A recepção estava sendo preparada para o lançamento do FESTUERN, dia 02 deste mês, mas Ariano não pôde vir por problemas de saúde. Em agosto passado, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio e foi internado no Hospital Português. Segundo os médicos, ele teve um comprometimento cardíaco considerado de pequenas proporções. Dois dias após receber alta médica, deu entrada novamente na unidade. Ele teria sido encontrado desacordado no chão de casa por familiares e passou mais quatro dias na UTI.
Essa seria a segunda vez que o escritor participaria de eventos na UERN. Em 2003, Ariano Suassuna recebeu o título de Doutor Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universidade. Este ano, a Pró-Reitoria de Extensão decidiu fazer outra homenagem ao escritor, escolhendo como tema para o festival o teatro nordestino, onde Ariano Suassuna é referência.
Com a morte do escritor, além da encenação dos espetáculos de autoria dele pelos estudantes, a UERN dedicará parte da programação para falar da importância que Ariano teve para a cultura brasileira. “Já estávamos preparando um vídeo para exibir antes das apresentações com toda obra de Ariano e agora, com certeza, acrescentaremos novas informações a respeito do trabalho dele e da comoção que a morte do escritor causou país a fora”, adiantou o Pró-reitor Etevaldo Almeida.
“Queríamos muito poder recebê-lo de novo no palco do Teatro Dix-huit Rosado, mas, como infelizmente não será possível, vamos exaltar a sua memória”, adiantou o reitor Pedro Fernandes, acrescentando: “Com bom humor, inteligência e senso crítico, Ariano soube muito bem revelar a nossa identidade para o mundo e o seu legado continuará nos inspirando”, completou.
Fonte: Assessoria