Certificações garantem diferencial competitivo a empresas do setor

Obter diferenciais para conquistar uma maior fatia do mercado tem sido busca constante entre empreendedores potiguares. Para empreendimentos do setor de petróleo e gás de Mossoró, a aposta são nas certificações. Com o apoio do Projeto de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae no Rio Grade do Norte, 14 empresas de Mossoró, com atuação no segmento, pleiteiam certificados ISO 9.000 e ISO 14.000 e OHSAS, ferramentas que garantem mais competitividade empresarial e fortalecimento de toda a cadeia produtiva. Em todo o Estado mais de 50 negócios já obtiveram os selos por meio do projeto.

Mais que diferencial competitivo, as certificações são também sinônimo de acesso a novos mercados, observa Robson Matos, o gestor do projeto de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae-RN. “As certificações asseguram que as empresas foram auditadas e atendem às exigências para fornecimento de produtos ou serviços até mesmo a multinacionais, e isso facilita muito a participação em processos e mercados antes inacessíveis”, ressalta.

As 14 empresas atendidas pelo projeto e que pleiteiam as certificações estão inseridas, até o final deste ano, em uma série de capacitações necessárias à conquista dos selos. Somente após o término do trabalho de consultorias as empresas se candidatam à auditoria.

Além do trabalho voltado para a conquista dos selos ISO 9.000, ISSO 14.000 e OHSAS, as empresas que participam do Projeto de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae-RN recebem ações voltadas para acesso a mercado, como missões empresariais internacionais e feiras do segmento.

Fonte: Assessoria