Francisco Carlos pede apoio para manter programa de Residência Médica

Mossoró vem se transformando em um polo universitário com a chegada de instituições de ensino superior, que se somam ao serviço prestado na educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Cita-se os casos da Faculdade Mater Christi, UnP, Vale do Jaguaribe e o constante crescimento da Universidade Federal, Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Para fortalecer o mercado, o vereador Francisco Carlos lembrou que no período em que foi secretário da prefeitura de Mossoró lançou a proposta e, o município se tornou pioneiro ao instalar o Programa de Residência Médica. “Esse programa é um curso de pós-graduação dedicado aos graduados em medicina que levanta a possibilidade de fixar o profissional da cidade”, explica o vereador.

Tudo isso foi possível graças a aproximação do Poder Público do município que se aproximou da Uern e, da parceria, a proposta acabou sendo viabilizada. “Mas, para minha surpresa, tomei conhecimento que o programa anda ameaçado, podendo acabar. Isso por conta do afastamento do município e, por esse motivo, peço o apoio dos meus pares para, junto ao Conselho Municipal de Saúde, possamos rever a situação e manter esse trabalho”, disse. O fim do programa seria um retrocesso diante da importância que este significa, garantindo mais profissionais médicos em Mossoró.