Genivan Vale cobra explicações sobre investimentos na saúde pública

A Câmara Municipal de Mossoró realizou na manhã de hoje, 14, audiência pública para prestação de contas da saúde referente ao terceiro quadrimestre de 2013, conforme Lei Complementar nº 141/2012.

Na ocasião, a secretária municipal de saúde, Leodise Cruz, apresentou os valores repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os recursos do Governo do Estado e os números referentes aos serviços da atenção básica e de média e alta complexidade.

Após a explanação, o vereador Genivan Vale (PROS) fez vários questionamentos acerca de investimentos no setor, capacitação de servidores, neuropediatria, oncologia, saúde mental, pagamento de produtividade, falta de medicamentos, entre outros problemas na saúde pública. Além disso, ele cobrou uma política de investimento na atenção básica. “Pelos números, vemos que o município está gastando muito e mal. Hoje investe-se mais em doença do que em saúde, pois aplica-se mais recursos em atendimentos hospitalares do que em prevenção”, diz o edil.

O parlamentar pediu ainda esclarecimentos da secretária sobre o porquê que a Prefeitura de Mossoró comprava insulina 42% mais caro que o mercado, e oxigênio com um superfaturamento no preço superior a 50%. “A possível irregularidade na compra desses produtos seria investigada pela Comissão Especial de Inquérito (CEI), que foi derrubada pela bancada governista”, revelou.

Genivan Vale informa que, nas próximas sessões da Câmara, irá entrar com requerimentos, solicitando relatórios, documentos e notas fiscais que comprovem as declarações feitas pela secretária Leodise Cruz. E quando estiver com os documentos em mãos, irá disponibilizá-los ao público, para que a população, juntamente com o edil, possa fiscalizar a forma como o dinheiro público está sendo usado pelos gestores municipais.

Fonte: Assessoria