Câmara homenageia Folclore e Quinara, a rainha do Boi mossoroense

A Câmara Municipal de Mossoró realizou Sessão Solene na tarde desta quinta-feira (21), em homenagem aos 60 anos da publicação do Dicionário do Folclore Brasileiro, obra do potiguar Luís da Câmara Cascudo e o Folclore Brasileiro, atendendo proposição do vereador Soldado Jadson, que presidiu a solenidade.

A Sessão contou com a presença do Presidente Nacional do Folclore, Severino Vicente; da Secretária Municipal de Cultural, Isolda Dantas; do Presidente da Comissão Mossoroense do Folclore, Francisco Rogenildo Dantas (COMFOLC); da Presidente da Academia de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM), Joana D’Arc Coelho; e de Quinaura Joana da Silva, conhecida na cultura mossoroense como a Rainha do Boi, grande homenageada da sessão.

A vida de Quinaura foi retratada através de um vídeo exibido aos presentes. Aos 97 anos, Quinaura mantém viva a tradição do Bumba meu Boi em Mossoró. O presidente da Comissão Mossoroense do Folclore , Rogenildo Silva, solicitou, durante a sessão, para que Mossoró institua a lei do patrimônio vivo, com o objetivo de preservar as manifestações culturais e populares da cultura mossoroense através de uma pensão vitalícia aos representantes dessa cultural.

O presidente do Folclore, Severino Vicente, chamou a atenção para a necessidade de investimento na preservação da cultura popular. “A cultura é a maior forma de inclusão social. O Brasil possui a maior diversidade cultural do planeta e o folclore organiza essa diversidade. É preciso mapear a cultura popular de Mossoró e salvaguardar o que ainda existe da cultura popular de Mossoró”, afirmou.

O vereador Soldado Jadson colocou seu mandato à disposição do Comitê do Folclore e afirmou que irá elaborar e apresentar o projeto na Câmara. Além do Soldado Jadson, esteve presente à sessão, os vereadores Nacízio Silva e Vingt-Un Neto.

Fonte: Assessoria