Profissionais de saúde discutem curso de medicina em Assú

 

Profissionais da área médica participaram ontem à noite, 25, da explanação sobre o projeto pedagógico para o curso de medicina em Assú e Mossoró, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A apresentação, feita pelo reitor, José de Arimatea de Matos e, pela professora médica, Andrea Taborna, consultora técnica da comissão de implantação do curso de medicina na Ufersa, aconteceu no Cine de Teatro de Assú.

Ao abrir a apresentação, o reitor da Ufersa José de Arimatea de Matos, afirmou que a Universidade já concluiu o projeto arquitetônico dos prédios e, que até outubro, o projeto estrutural estará concluído para ser licitado. “Até o dia 25 de setembro vamos abrir edital para a contratação dos primeiros 15 profissionais que vão atuar no curso de medicina”, frisou o reitor. Um segundo concurso, com mais 20 vagas, está programado para acontecer em janeiro de 2015.

Inicialmente, das 15 vagas, a serem oferecidas, 09 são para médicos da família, 01 ginecologista, 01 pediatra, 01 clínico geral, 01 cirurgião e 02 vagas para profissionais de saúde. A carga horária será de 20 e 40 horas semanais. A Comissão ainda não definiu a titulação do profissional a ser exigida no concurso.

 

A finalidade da reunião, explicou à professora médica, Andrea Tarbona, é ouvir os profissionais de saúde do Vale do Açu para um diagnóstico preliminar sobre a realidade local. “Estamos com uma proposta pedagógica ainda em construção e queremos ouvir a opinião dos profissionais da região”, frisou Andrea. A professora disse ainda que a proposta pedagógica tem como base as novas diretrizes curriculares que contempla 30% da grade do curso voltada para a atenção básica, ou seja, para a formação do profissional médico generalista. Outra novidade é que as disciplinas da grade curricular serão substituídas por módulos interligados.

A professora falou também sobre a infraestrutura do curso que será composta por um prédio de quadro andares, comportando 12 salas de aula, 12 salas de tutoria, 8 laboratórios, biblioteca, sala de vídeo conferência, 10 laboratórios, 02 auditórios e 01 laboratório de habilidades em comunicação, além de outras dependências de apoio logístico. A médica Andrea Tarborna enfatizou ainda que pela proposta o curso de medicina da Ufersa contará com o apoio da rede de saúde da região do Vale do Açú. “Teremos um perfil voltado para o Sistema Único de Saúde e a comunidade, com uma visão holística, integral e humanística com o aluno inserido na rede básica de saúde já a partir do primeiro ano de curso”, enfatizou.

 

Os médicos que estiveram presentes a reunião elogiaram a iniciativa da Ufersa em promover a discussão sobre a implantação do curso de medicina em Assú. “Creio que vai representar mais desenvolvimento social e tecnológico para região representando um ganho muito grande com o incentivo de novos profissionais para atuarem na rede básica”, opinou o médico Valmilson Braz. Segundo ele, a carência de médicos generalistas não apenas no Rio Grande do Norte, mas em todo o país. “Tanto que estamos importando médicos”, falou se referindo ao Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal.

“Modelo excelente, visão holística, currículo integrado”, ressaltou o médico Arimatea Tavares. Porém, o Dr. Tavares demonstrou preocupação com a operacionalização. “A minha preocupação é que será esses autores frente a questão salarial”, frisou, ao criticar o gerenciamento do SUS que é alvo de muitas reclamações, tanto por a parte da população, quanto dos profissionais de saúde.

Para o prefeito de Assú, Ivan Júnior, a reunião serviu para iniciar o debate sobre o novo desafio do Vale do Açú que é a implantação da Ufersa com o curso de medicina na região. “Reunião positiva ao proporcionar aos nossos profissionais de saúde opinar sobre o processo ora em andamento. Vimos aqui o interesse dos profissionais em participarem desse processo”, afirmou o prefeito. Ivan Júnior disse ainda que além do curso de medicina, o outro desafio é a construção de um hospital universitário na cidade.

Fonte: Assessoria