OAB recebe alunos para debater as violações da 2ª Guerra Mundial

 

Mais de 100 alunos da Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa, situada no bairro Liberdade I (zona leste), participaram de uma aula de campo realizada durante a tarde de ontem (28) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseccional de Mossoró. Os estudantes e educadores participaram de um debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), a partir da exibição do filme O Pianista, que retrata as experiências do pianista polonês Wladyslaw Szpilman, que foi perseguido com sua família durante a Segunda Guerra Mundial.

O “Cine Direitos Humanos” faz parte das atividades desenvolvidas pelo projeto “Direitos Humanos nas Escolas: Construindo Cidadania”, que é realizado pela OAB/Mossoró, visando formar cidadãos conscientes acerca dos seus direitos e deveres, levando palestras, atividades recreativas e outros meios de incentivar a busca pelo conhecimento. Os estudantes, juntamente com os professores, coordenadores e a direção da escola, assistiram o filme e depois participaram de um debate, promovido pelos advogados Alda Morais e Diego Tobias, membros da CDH.

 

Para a presidente em exercício da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Mossoró, Catarina Vitorino, “o encontro com os alunos foi um momento enriquecedor”. Durante o debate, os estudantes, todos do Ensino Médio, aproveitaram para fazer questionamentos e expor suas opiniões acerca da problemática tratada no filme, que retrata os problemas vivenciados pelas famílias que foram perseguidas pelo regime nazista. Os fatos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial são apontados pelos estudiosos, como uma das mais graves violações aos Direitos Humanos.

“Para nós, foi um enorme prazer recebê-los em nossa sede. Elogiamos o comportamento, a postura dos estudantes e a atenção voltada ao filme. Agradecemos a todos que estiveram presentes por nos proporcionarem mais este momento de aprendizado. Cada encontro nos motiva a seguir confiantes de que estamos no caminho certo”, finaliza Catarina, falando em nome dos outros colegas advogados que participaram do encontro: Cybelle Falcão, Allen Medeiros e Vanessa Rodrigues, além de Alda e Diego, os debatedores, todos integrantes da CDH da OAB/Mossoró.

Fonte: Assessoria