Doutor Honoris Causa diz que 30 anos depois a UERN enfrenta novo preconceito

Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o professor Paulo Lopo Saraiva visitou na manhã desta sexta-feira, 29, o reitor Pedro Fernandes e o vice-reitor Aldo Gondim. Foi prestar solidariedade ao que considera preconceito contra a instituição, referindo-se às críticas sobre o nível de formação profissional da UERN feitas pelo vereador mossoroense Jório Nogueira.

Acompanhado do ex-Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e ex-professor da UERN, Paulo Fernandes, Paulo Lopo comparou o episódio que provocou a reação dos segmentos acadêmicos e da sociedade potiguar ao preconceito que o curso de Ciências Jurídicas (Direito) enfrentou há 30 anos. “Há 30 anos combati o preconceito da OAB contra o curso de Direito de Mossoró e agora venho me somar aos que defendem essa nova causa da Universidade”.

Em 1984, o professor Paulo Lopo, considerado um dos maiores juristas do RN, comandou o movimento que exigiu da OAB o reconhecimento aos alunos formados na UERN. A entidade não queria liberar as carteiras de identidade profissional aos bacharéis formados na Instituição. À época, Lopo afirmou: “Encontrei universitário aqui tão brilhante aos que encontrei na USP, em São Paulo, em Coimbra ou qualquer parte do mundo. A UERN é o chão telúrico-cultural do RN”, afirmou o professor, ressaltando que o conceito dado ao curso de Direito há 3 décadas continua atual, valendo para toda a Universidade.

Paulo Lopo disse que não aceita desconhecimento ao papel acadêmico e social da UERN, citando que em cada canto do Estado há a presença da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e completou destacando que de todos os títulos que recebeu, o que mais lhe traz orgulho é o de Doutor Honoris Causa da UERN, concedido em 2004.

“Obrigado professor Paulo Lopo por reconhecer o mérito da maior obra nascida em nossa cidade, hoje presente em todo o RN e com serviços prestados em todo o Brasil e até no mundo”, manifestou-se o reitor.

A visita do professor Paulo Lopo Saraiva foi acompanhada pelo ex-diretor da FAD e atual Sub-Chefe de Gabinete, professor Péricles Amorim; assessor jurídico, Lauro Gurgel e pelo diretor da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró (FACEM), Zezineto Mendes de Oliveira.

Paulo Lopo entregou ao reitor cópias da resolução criando o curso de Direito e outros documentos que historiam a parceria firmada com a OAB a partir do movimento e outros atos que fizeram parte da luta em defesa da UERN.

Fonte: Assessoria