Foco dos maiores gastos das campanhas, palanque disputado a tapa pelos partidos, esperança dos que estão atrás nas pesquisas, o horário eleitoral gratuito tem despertado o interesse de uma parcela pequena da população. Praticamente metade do eleitorado (46%) afirma ter nenhum interesse pelos programas. Outros 33% dizem que têm um pouco de interesse. Muito interessados mesmo, só 20%. Os dados são da pesquisa Datafolha realizada nos dias 28 e 29 em todo o país.

A atual taxa de falta de interesse só não é maior que a observada em 1998, mostra o histórico do instituto com essa pergunta. Naquele ano, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disputava a reeleição, o total de eleitores desinteressados era de 51%. A pesquisa mostra ainda que a propaganda de TV pode não ser um bom instrumento para tentar sensibilizar o eleitor hoje indeciso ou disposto a votar nulo ou em banco.

Entre os que não sabem em quem votar, 60% não manifestam interesse algum pelo horário eleitoral. No grupo dos que optam pelo voto nulo ou em branco, a taxa é de 84%. O Datafolha também perguntou aos eleitores se eles julgam o horário eleitoral gratuito importante na decisão do voto. Para 34%, é muito importante. Para 29%, um pouco importante. O maior grupo, 36%, respondeu nada importante.