Vereador requer medidas para preservar o patrimônio histórico material do município.

 

Em mais uma tentativa de cobrar a regulamentação da Lei do Tombamento do Patrimônio Histórico e Cultural de Mossoró, o vereador Genivan Vale (PROS) apresentou requerimento solicitando informações acerca da preservação do espólio da família de dr. Leodécio Néo. O casarão histórico fica situado à avenida Alberto Maranhão.

Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), o requerimento destinado à Secretária Municipal de Cultura, Isolda Dantas, solicita estudo de viabilidade técnica e orçamentária visando o tombamento do casarão da família de dr. Leodécio Néo. A proposta objetiva evitar que Mossoró perca mais um prédio histórico.

 

“Nos últimos anos, vários prédios históricos de Mossoró, como a casa dos abolicionistas, a casa de Dorian Jorge Freire, o espólio do industrial Jerônimo Dix-neuf Rosado Maia, mais conhecido como “Catetinho”, foram demolidos e transformados em estacionamentos ou centros comerciais. E o espólio da família de dr. Leodécio Néo já está com placa de ‘vende-se’e poderá ser o próximo casarão a ser demolido na cidade”, alerta o vereador.

Genivan Vale lembra que a Lei do Tombamento Municipal está em vigor desde junho de 2011, porém o poder público pouco tem feito para preservar sua história material. Ele informa ainda que no ano passado propôs uma emenda aditiva (nº 52/13) ao Projeto de Lei nº 1125/2013, que previa ações de preservação ao patrimônio histórico e cultural da cidade, mas que também não foi acatada pelo poder Executivo.

Fonte: Assessoria