Projeto estimula cultivo de uva entre agricultores familiares

Projetos inovadores estão transformando o modo de vida de pequenos produtores no interior do Rio Grande do Norte. Apoiados por ações do Sebrae no Rio Grande do Norte, agricultores familiares apostam na diversificação de culturas e encontram uma nova e viável alternativa de convivência com Semi-Árido Nordestino. É o caso do projeto Implantação de vinhedos para suco no Oeste Potiguar, que estimula o cultivo de uva nos municípios de Mossoró e Apodi. Inicialmente, serão beneficiados 20 produtores, que terão capacitação durante três anos. A capacidade produtiva será de 60 toneladas do produto ao ano.

O projeto está na fase de seleção de áreas e análise de solos. Posteriormente, os pequenos produtores serão capacitados quanto à instrução para sistema de condução e irrigação. O investimento, proveniente do programa SebraeTec, corresponde a R$ 80 mil nos seis primeiros meses.

 

“Esta capacitação é mais uma alternativa de oferecer novas oportunidades para os agricultores familiares que estão acostumados a lidar com as culturas tradicionais. A uva é um produto novo na região e tem viabilidade produtiva e comercial. A ideia é promover o desenvolvimento social e econômico destas pessoas”, detalha o gestor de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho.

A inserção da uva como cultura destinada à produção de suco acontece após pesquisas realizadas pela Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), que confirmam a viabilidade técnica do cultivo do produto na região. O trabalho junto aos agricultores familiares será realizado pelo professor doutor da Ufersa e consultor do Sebrae-RN Django Jesus. Ainda no âmbito da plantação de uva, o Sebrae-RN promoverá, dentro da programação da Feira Internacional da Fruticultura Irrigada (Expofruit), uma capacitação relativa ao plantio da fruta. O curso terá duração de 15h.