Iberê Paiva Ferreira de Souza nasceu em Natal, no dia 27 de fevereiro de 1944, filho de Odorico Ferreira de Souza e Hermengarda O’Grady de Paiva Ferreira de Souza, se graduou em Direito, pela UFRN, iniciando sua vida profissional em Santa Cruz, como adjunto da promotoria pública, entre os anos de 1963 a 1967.

Em 1968, foi candidato a vice-prefeito, ao lado de Zé Aurélio, quando perderam para Balelê (José Bezerra Cavalcanti). Mas Iberê retornaria em 1969, se filiando ao MDB, partido de oposição ao regime militar, sendo eleito deputado estadual em 1970 e 1974. Em 1979, deixou a oposição para integra a base de Lavoisier Maia, sendo chefe da Casa Civil, sendo eleito em 1982 deputado federal.

Iberê ainda passou pelo PFL, já na era da redemocratização, sendo eleito deputado federal em 1986, 1990 e 1994, passando ainda pelo PPB (atual PP), PTB e depois PSB, permanecendo no partido até hoje, contando os mandatos de vice-governador e governador.

Buscou a reeleição em 2010, contra a senadora Rosalba Ciarlini, perdendo a eleição em primeiro turno contra a mossoroense. Ainda no mesmo ano eleitoral, Iberê descobriu um câncer de pulmão, chegando a vencer a doença naquele momento. Em 2011, o ex-governador descobriu um novo tumor, dessa vez no cérebro, do qual vinha lutando desde então.

Após cirurgias, Iberê Ferreira apresentou um bom quadro de recuperação, mas por complicações em virtude de ter contraído uma meningite, voltou a ser internado no Hospital Sírio Libanês, vindo a falecer na noite deste sábado, 13 de Setembro.

Iberê Ferreira foi fundador da Rádio Santa Cruz AM, veículo consolidado na radiodifusão na região do Trairi, morrendo aos 70 anos de idade, deixando três filhos, Isabela, Gentil e o vice-prefeito de Santa Cruz, João Olímpio (Joca).