Proteção às abelhas tem reconhecimento internacional

Pesquisa realizada sobre o desaparecimento das abelhas, desenvolvida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró, tem reconhecimento internacional. As Federações Apícolas da América Latina adotam o aplicativo Bee Alert para a notificação de abelhas. O trabalho teve início com a campanha potiguar de proteção às abelhas “Bee or not be?” idealizada pelo professor da Ufersa, Lionel Gonçalves. O professor coordena o Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do RN, que funciona nas dependências da Fazenda Experimental Rafael Fernandes, pertencente à Ufersa.

Atualmente com mais de 18 mil assinaturas, a campanha objetiva alertar a população mundial para a morte de abelhas, ocasionada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura, dessa forma, conscientizar as pessoas sobre a importância das abelhas para a natureza e o homem. Também recolher assinatura para uma petição online que visa a proteção das abelhas. Idealizada pelo professor Lionel Gonçalves, a campanha publicitária foi produzida gratuitamente pela empresa 6P Marketing & Propaganda, de Ribeirão Preto, São Paulo, tendo sido lançada internacional no Congresso Internacional de Apicultura da APIMONDIA, em Kiev-Ucrania, em outubro do ano passado.

O professor Lionel Gonçalves conclama a população de Mossoró e do Rio Grande do Norte a conhecer a campanha e assinar o manifesto em defesa das abelhas através do site: semabelhasemalimento.com.br. “Precisamos de um número muito mais expressivo de assinantes, tendo em vista a dimensão do problema”, reforça o professor. O pesquisador explica que o aplicativo Bee Alert vem complementar a campanha. Através do site: semabelhasemalimento.com.br/beealert , os apicultores, meliponicultores e pesquisadores de qualquer parte do mundo poderão notificar ou consultar o local exato de onde estão ocorrendo o desaparecimento e a morte das abelhas.

O Bee Alert registrou, em apenas 5 meses, mais de 70 ocorrências no Brasil, num total de aproximadamente 400 milhões de abelhas mortas, o que mostra a seriedade do fenômeno do CCD (colony collapse disorder) ou desaparecimento e morte das abelhas, que é, hoje, o maior problema da apicultura mundial.

RECONHECIMENTO – No início desse mês, o aplicativo Bee Alert recebeu a Medalha de Prata no concurso de Inovações em Apicultura, disputando com trabalhos de vários países, no Congresso Internacional da FILAPI – Federação Latinoamericana de Apicultura – realizado no período de 3 a 6 de setembro, em Puerto Iguazu, na Argentina. “Conquistamos um resultado que dará mais credibilidade e ajudará a difundir e estimular o uso do aplicativo”, afirma o pesquisador, Lionel Gonçalves, que é uma das maiores autoridades em abelhas no Brasil e responsável pela campanha “Bee or not be?” e pelo Bee Alert. O professor também foi homenageado com uma salva de prata pela contribuição na formação científica de pesquisadores que se dedicam às atividades em prol da apicultura.

Durante o Congresso Federações Apícolas de seis países – Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela e Cuba – anunciaram a adesão ao aplicativo, criado pela campanha Bee or not be? Para notificar e monitorar as mortes ou perdas expressivas de abelhas nos apiários. O acordo vai possibilitar o compartilhamento de informações e o envolvimento de um grupo científico em cada um desses países. A intensão é que o resultado desse trabalho seja apresentado em congresso mundial do setor, a Apimondia, a ser realizado em 2015, em Daejeon, na Correia.

Fonte: Assessoria