Câmara provoca reunião para discutir serviços de obstetrícia em Mossoró.

Preocupada com a situação dos serviços prestados na área de obstetrícia na cidade de Mossoró, a Câmara Municipal realizou, em regime de urgência, uma reunião na manhã desta sexta-feira no plenário João Niceras de Morais. Do encontro participaram, além dos vereadores, vários seguimentos interessados no assunto e, na busca de uma solução.

O foco da discussão foi voltado para a situação do Hospital da Mulher como também, os relatos feitos nos últimos dias por profissionais de saúde da Associação de Proteção a Maternidade e a Infância (Apamim) e dos usuários deste serviço na cidade. “É um momento importante, uma situação delicada, e a Câmara Municipal não poderia ficar de fora da discussão”, sentenciou o presidente do legislativo, vereador Francisco Carlos.

Participando da primeira fase das discussões, o Promotor Federal do Trabalho, Antônio Gledson Gadelha expôs, em documento entregue aos presentes, a situação da interdição promovida na Casa de Saúde Dix-Sept e sobre a nomeação de uma comissão para a sua administração. “A proposta do trabalho é abrir a Casa de Saúde o mais rápido possível e, esse gesto da Câmara Municipal é importante no sentido de ampliar a discussão em busca desse objetivo”, disse o promotor.

Após os debates, quando todos chegaram ao entendimento de que a Casa de Saúde Dix-Sept Rosado não pode continuar fechada, em seus serviços de atendimento as parturientes de Mossoró, foi elaborada uma pauta com oito sugestões para encaminhamento. Eis os principais pontos: Criação de uma comissão (CMM, Associação Médica e OAB) para continuar com o debate e buscar as soluções; Se reunir com representantes dos Anestesiologistas; Propor a prefeitura, se necessário, a decretação do Estado se Calamidade Pública na saúde; Cancelamento da Festa da Liberdade; Remanejamento, por parte do município, de recursos para cobrir as despesas no setor; Definição de um calendário de atividades da comissão; Promover visita a CSDR e solicitar dos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, um compromisso com o setor de saúde de Mossoró.

Fonte: Assessoria