Depois de esperar mais de 9 meses, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) conseguiu concluir a última etapa da documentação para a retomada das obras do Campus de Natal, que estão paralisadas há mais de 4 anos. Nessa quinta-feira, 18, o reitor Pedro Fernandes recebeu das mãos do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) de Natal, Marcelo Toscano, a licença ambiental e o alvará de construção para o reinício das obras.

“Essa é uma grande conquista da nossa universidade, que também marca o primeiro ano de nossa gestão”, comemorou o reitor Pedro Fernandes, considerando o momento histórico para a UERN.

Logo que deixou a SEMURB, a comitiva da Universidade foi ao Governo do Estado para apressar o processo para a ordem de serviço. Em poucas horas, foram 3 audiências. O reitor reuniu-se com os secretários de Planejamento, Obery Rodrigues; e da Infraestrutura, Kátia Pinto, e também com a governadora Rosalba Ciarlini, que prometeu empenho do governo para a elaboração do cronograma de trabalho e cumprimento de todas as normas para o reinício da construção do campus.

 

Para Rosalba, a licença ambiental coroa uma etapa essencial para que a UERN possa consolidar a luta pelo Campus de Natal, uma obra que irá se somar a construção do Campusde Caicó, na Escola Estadual Joaquim Apolinar (EEJA), que será doada à UERN e ao prédio da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT, que está sendo construído noCampus Central.

A previsão é que as obras do Campus Avançado de Natal sejam iniciadas até o início de outubro, com conclusão estimada em 18 meses. Serão investidos R$ 5,5 milhões, recursos do Pro-Investe, financiamento do governo junto ao Banco do Brasil. São R$ 6,2 milhões que foram aprovados pela Assembleia Legislativa, que garantirão ainda as obras de Caicó.

A liberação dos documentos considerados essenciais para a conclusão do campus na Zona Norte da capital contou com a presença do vice-reitor, Aldo Gondim, do assessor de obras, Osmídio Dantas e da Chefe de Gabinete, Fátima Raquel Rosado Morais.

A noticia da liberação da licença ambiental foi dada pessoalmente pelo reitor e vice-reitor à diretora do Campus, Ana Dantas, aos professores, funcionários e alunos.

Fonte: Assessoria