Trabalhos da Ufersa se destacam em Fórum de Sustentabilidade

 

Dois trabalhos apresentados por estudantes do curso de graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) foram selecionados como “Destaque” no quarto Fórum de Gestão Sustentável de Florestas, promovido durante a XVII Semana de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, que aconteceu na cidade do Recife, entre os dias 9 a 11 de setembro.

Os dois trabalhos estudam questões relacionadas à carnaubeira na comunidade de Gracismões, localizada na zona rural da cidade de Russas/CE. A graduanda Mônica Costa Cordeiro descreveu sobre como se dá a relação entre o artesão e dono do carnaubal; a importância econômica dessa atividade para as famílias e a sua percepção quanto ao impacto ambiental, além do repasse do conhecimento.

 

Já o estudante Rennê Vilmont de Andrade Lira, também sobre a mesma temática, se ocupou em registrar cientificamente os conhecimentos sobre as diferentes utilizações das partes da carnaubeira, com foco nas aplicações sociais, econômicas e culturais dos moradores.

O coordenador do curso de Engenharia Florestal, professor Marco Antônio Diodato, argumenta que a honraria concedida aos estudantes é positiva para toda a comunidade acadêmica. “A participação em eventos acadêmicos e científicos é de importância não apenas para o curso e para a Ufersa, que ganham visibilidade perante os pares, mas, sobretudo, para os discentes como uma oportunidade única de se firmar no meio acadêmico e científico e como um complemento ímpar aos estudos que se desenvolvem dentro da sala de aula”, argumenta o professor.

Fonte: Assessoria