Experiência com horta na escola será apresentada na Expofruit.

 

A experiência com a Horta Didática, Projeto de Extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, será um dos destaques no estande da Ufersa durante a Expofruit 2014, que acontece a partir da próxima quarta-feira, 24, no Expocenter, nas dependências do Campus Oeste da Ufersa Mossoró. Os visitantes da Expofruit vão ter a oportunidade de conhecer o projeto piloto que visa difundir nas escolas públicas o cultivo de uma horta. “Vamos montar uma horta viva para que os visitantes possam se convencerem de que montar uma horta não é tarefa é dificil”, afirma o coordenador do Projeto, o agrônomo e servidor da Ufersa Giorgio Mendes.

Na ocasião, os visitantes também vão conhecer a cartilha Hortas para o ensino fundamental, fruto do Projeto Horta Didática na Escola, lançada recentemente pela Editora da Ufersa, com a proposta de orientar os professores e estudantes sobre o cultivo de uma horta. A cartilha se encontra com a sua edição esgotada. Giorgio acredita que a horta pode ser um instrumento de educação uma vez que propicia a interação de várias disciplinas. “Além de educar, o cultivo resulta em alimentos mais saudáveis”, frisa. A horta didática não utiliza agrotóxicos, consequentemente, representa mais saúde para as pessoas e para o planeta com a preservação do meio ambiente.

Além disso, os visitantes vão conhecer o Seu Noura, mascote da Horta Didática, que de forma lúdica leva para os estudantes do ensino fundamental conhecimentos sobre a importância da alimentação saudável. “Vamos ter apresentações com teatro de fantoches de hortaliças, com destaque para Seu Nora e Bety Raba”, afirmar Giorgio Mendes. Os bonecos de fantoches são uma criação da estudante de agronomia da Ufersa, Carol Paiva. O estande contará com a particiação dos estudantes das escolas Francisca Martins de Souza e Antônio da Graça Machado, escolas onde o projeto piloto é desenvolvido.

Fonte: Assessoria