Construção do Santuário de Santa Luzia na Serra Mossoró é resultado de uma luta antiga de Genivan Vale.

 

Com uma celebração eucarística, no alto da Serra Mossoró, foi dado hoje, 23, o primeiro passo para a construção do Santuário de Santa Luzia. A construção do complexo turístico religioso na região é resultado de uma luta antiga do vereador Genivan Vale (PROS).

O parlamentar participou na manhã de hoje da celebração eucarística no marco do Santuário de Santa Luzia, local onde será erguida a maior estátua católica do mundo. A celebração, presidida pelo padre Walter Collini, contou com a presença de políticos e religiosos. “É um enorme prazer fazer parte deste momento, que marca o início da realização de uma antiga reivindicação de nosso mandato”, declarou o edil.

A ideia de construir um santuário de Santa Luzia foi um desejo do saudoso Monsenhor Américo Simonetti, abraçado por políticos do município. A proposta inicial seria instalar o Santuário no bairro Barrocas. No entanto, Genivan Vale propôs a construção do complexo religioso na Serra Mossoró, a fim de potencializar o turismo na região.

Desde seu primeiro mandato, Genivan Vale vem apresentando proposições e emendas ao Orçamento Geral do Município (OGM) destinando recursos para a construção de um complexo turístico religioso no alto da Serra Mossoró.

Em 2010, o vereador encaminhou o requerimento 866/10 ao então gerente de Turismo, Silvio Mendes, solicitando estudo de viabilidade para a construção do Complexo Turístico Religioso Santa Luzia, na Serra Mossoró. A proposta foi inviabilizada por não constar no Plano Plurianual (PPA) na época (2010-2013).

Foi então que, no ano passado, o vereador voltou a incluir a proposição através de uma emenda aditiva ao Plano Plurianual (PPA /2014-2017). E em 2014, por meio da emenda aditiva 028/14 à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), parlamentar solicitou que acrescentasse ao anexo de metas e prioridades para orçamento de 2015 a construção do referido complexo.

A proposta da construção do Santuário de Santa Luzia, na Serra Mossoró, visa intensificar o turismo religioso na segunda maior cidade do estado, aquecendo a economia em diversos setores como hotelaria, gastronomia e transporte.

O projeto do complexo turístico religioso prevê a construção de uma estátua de Santa Luzia de 63 metros de altura. Para o complexo turístico religioso, o prefeito Francisco José Júnior (PSD) destinará recursos no valor de R$ 7 milhões do Orçamento do Município de 2015 para o início das obras. O restante do serviço será concluído através de recursos oriundos de parcerias com o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e com o Governo Estadual.

“É uma enorme satisfação ver essa proposição apresentada tantas vezes como emenda à LDO finalmente ser concretizada. Em breve teremos a imagem da nossa padroeira, Santa Luzia, no alto da Serra Mossoró, iluminando e abençoando o povo de nossa cidade”, finaliza Genivan Vale.

Fonte: Assessoria