‘Vote limpo’: campanha da OAB visa conscientizar eleitores.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) produziu um spot (peça publicitária em áudio) neste mês de setembro para conscientizar eleitores do Brasil a votarem da forma correta nas eleições que serão realizadas no próximo fim de semana. O tema da campanha é “Vote Limpo”, que simula um diálogo que um dos interlocutores oferece ao outro algo em troca do voto. A ideia da Ordem é mostrar a importância do sufrágio, que é uma das principais formas de exercício do direito de cidadania. A seccional do RN e a subseccional de Mossoró disponibilizam o spot para a imprensa potiguar.

De acordo com o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, a campanha busca conscientizar os eleitores, mostrando a importância do voto: “Apesar de todos os avanços conquistados na democracia brasileira, a corrupção ainda é um problema que precisa ser combatido de todas as formas e a OAB, por meio da campanha, tem buscado reforçar a luta contra esse mal que prejudica toda a sociedade”. Jonas Segundo, presidente em exercício da OAB/Mossoró, reforça o alerta de Sérgio: “devemos buscar conhecer os candidatos e escolher as melhores propostas”, finaliza.

A OAB/Mossoró realizou outras atividades durante o mês de setembro, visando contribuir para o processo eleitoral. A Comissão do Advogado Iniciante visitou diversas escolas públicas e privadas da cidade, com o projeto “Voto Consciente”, que consiste na realização de palestras educativas voltada para adolescentes. “Queremos trabalhar a educação cidadã a partir dos jovens. Muitos deles vão votar pela primeira vez nesta eleição e nós sabemos que as maiores mudanças ocorrem através da educação, da conscientização”, destaca Pedro Fernandes, presidente da comissão responsável.

Diversos outros trabalhos, voltados para a educação de crianças, adolescentes e jovens vêm sendo desenvolvidos pelas comissões da OAB/Mossoró e OAB/RN. O projeto “Direitos Humanos nas Escolas – Construindo Cidadania” é outro forte aliado na luta por uma sociedade melhor, mais consciente dos seus direitos e deveres. O projeto vem sendo desenvolvido pela Comissão de Direitos Humanos, que já visitou diversas instituições. A última ação ocorreu recentemente, na Escola Estadual Maria Stella Costa, que fica no bairro Liberdade I (zona leste) e já sofreu com a violência.

 

SPOT – VOTE LIMPO

– Me diz aí, amiga. Nessa eleição tu vota em quem?

– Meu voto é secreto, não digo a ninguém

– E se oferecem algo em troca pro seu voto conquistar?

– Isso é jogo sujo, nessa não vou entrar.

– Vote limpo, seja mais inteligente. Quem vende seu voto, vende o futuro da gente. Chega de corrupção, faça diferente. Vote limpo para o Brasil andar pra frente!

Fonte: Assessoria