Ufersa entrega novo Portal à comunidade acadêmica

 

O Portal da Ufersa é o principal mecanismo de comunicação e disseminação de conteúdo produzido pela Universidade, através de conteúdo noticioso, serviços e atividades desenvolvidas pelos setores em Ensino, Pesquisa e Extensão, além das atividades administrativas e institucionais. A grande novidade é que o Portal Ufersa está completamente reformulado.

Foram oito meses de trabalho envolvendo uma equipe de 7 servidores da própria Ufersa, entre a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação – Sutic, Assessoria de Comunicação – Assecom, Pró-reitoria de Graduação e Gabinete da Reitoria. Para que o Portal estivesse pronto, toda a comunidade acadêmica participou do processo. Primeiro, com o curso de capacitação para o gerenciamento das páginas e, em seguida, uma maratona para alimentar o conteúdo que preenche as páginas. www.ufersa.edu.br

A partir de agora, cada setor (Administração Superior, Departamentos, Cursos, serviços etc.), terá uma página própria alimentada pelos servidores com as atividades e ações. Ou seja, um site para cada unidade. Com isso, o internauta poderá procurar sua demanda direto na página de interesse. Por exemplo: sobre as ações de Graduação, basta acessar prograd.ufersa.edu.br; já se o interesse for sobre o concurso, o endereço é cpps.ufersa.edu.

Essa, no entanto, não é a única novidade. O Superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação – Sutic, Nichollas Rennah, destaca ainda a inserção de aspectos como a flexibilidade das páginas ao se adaptarem tanto à tela do computador como também aos smartfones, tablets e equipamentos afins. “O novo Portal da Ufersa foi desenvolvido com uma tecnologia que dá à Universidade mais dinamismo no gerenciamento do Portal”, ressalta Rennah.

O novo Portal atende às orientações da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, que preconizam a existência de páginas mais leves, com disposição harmônica dos conteúdos, ferramentas de acessibilidade e fácil navegabilidade entre as páginas. “Agora, a Ufersa passa a dispor de um Portal, isso significa que os setores terão mais autonomia no gerenciamento de seus conteúdos rotineiros e a página principal da instituição passa a ser uma espécie de ‘cartão de visita’ da Ufersa voltada para comunicação e disseminação dos conteúdos desenvolvidos para o público interno e externo”, detalha o jornalista Higo Lima, da Assecom.

Os eventos acadêmicos ganharam o espaço “Calendário” para compilar a agenda da Universidade. Já as atividades institucionais poderão ser destacadas no banner rotativo. As notícias recebem cara nova com a inserção de elementos multimídia, os acontecimentos noticiosos da Ufersa serão arquitetados em texto, galeria de foto, áudio, vídeo e ilustração.

A pessoa com deficiência também foi contemplada com atenção especial. A nova plataforma dispõe de possibilidades para adequar a leitura com luminosidade, alto contraste, ajuste de fonte e, logo em breve, descrição do portal em Língua Brasileira de Sinais – Libras.

 

INVESTIMENTO – O novo Portal da Universidade é uma das ações da Ufersa na modernização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s). O reitor José de Arimatea de Matos anunciou anteriormente investimento de R$ 3 milhões de reais, cuja maior parcela será destinada a ampliação da rede lógica da Universidade.

Os primeiros passos para a implantação da rede lógica na Ufersa foram dados em meados de 1990, expandindo-se paulatinamente para atender as necessidades e agora recebe o primeiro grande volume de recursos a fim de uma expansão planejada.

José de Arimatea defende a necessidade de modernização como fortalecimento para as atividades acadêmicas. “Na era do conhecimento, é imprescindível a potencialização das ferramentas que globalizam a troca de dados. O investimento em tecnologias mais eficientes significa também investimentos em Pesquisa, Ensino e Extensão, haja vista as múltiplas possibilidades de acesso que a comunidade acadêmica irá dispor”, argumenta o reitor.

REDES SOCIAIS – A intenção é criar um ecossistema de informação. O conteúdo produzido pela Comunicação irá para o site em diversas linguagens multimídia, mas também ganhará vazão pelos demais produtos da Comunicação como a Folha Ufersa, Ufersa em Foco (e os que forem sendo criados). A maior novidade dentro desse ecossistema – junto com o site – é o reforço das Redes Sociais enquanto elemento de disseminação de conteúdo.

“As redes sociais são instrumentos de forte engajamento e interação a serviço da Ufersa à medida que diminui a distância entre a Universidade e seu público interno e também com a comunidade externa para disseminar o conhecimento produzido pela Instituição”, destaca Higo Lima.

Além das páginas no Facebook e Twitter, agora a Universidade também tem um perfil no Instagram. E ainda existem os perfis de armazenamento de dados com conta no Youtube, para vídeos; Flickr, com as fotos, e o Issuu com material editorial.

Para que as novidades sejam exequíveis, a Sutic e a Assecom estabeleceram uma normatização de rotinas e procedimentos que darão mais fluidez às solicitações e equidade na produção e divulgação da Ufersa. “Na página da Assecom há um Manual para facilitar a produção do conteúdo. É um novo momento que chega para fortalecer a Universidade, de modo que todos são contribuintes na construção do Portal da Ufersa”, destaca o jornalista Passos Júnior.

Memória Ufersa – A Ufersa caminha para as comemorações da sua primeira década. No entanto, a história da Universidade é bem mais longa, já somam 47 anos oriundos da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró – Esam. O ponto em comum nessa trajetória é o papel estratégico das tecnologias para o seu funcionamento.

Disponível no Arquivo Nacional da Presidência da República, a Agência Nacional do governo do presidente Marechal Arthur da Costa e Silva veio a Mossoró em 1967 cobrir a inauguração da antiga Esam. O ato solene que marca o funcionamento das atividades é justamente o Presidente da República acionando um computador responsável pelo fornecimento de energia de Paulo Afonso para a região.

Confira no áudio – em anexo – a locução do apresentador da Agência Nacional ao narrar parte da solenidade de fundação da Esam. “O Desenvolvimento, a valorização do homem e da terra reclamaram à Esam que é inaugurada pelo presidente da república. A Faculdade destinada à formar agrónomo para o Nordeste está perfeitamente aparelhada para a sua alta finalidade. O presidente aciona o computador trazendo energia de Paulo Afonso para uso urbano e progresso industrial de Mossoró”, exalta o locutor.

Fonte: Assessoria