Marina teria decidido apoiar Aécio, diz Folha de S. Paulo

A ex-senadora Marina Silva (PSB), terceira colocada nas eleições presidenciais, teria decidido apoiar o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) no segundo turno, informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Segundo o jornal paulista, a decisão teria sido tomada nessa segunda-feira (6) e Marina estaria estudando como fazer o anúncio sem soar incoerente com a imagem da “nova política” pregada durante a campanha.

A ideia seria que alguns dos pontos defendidos no plano de governo da ex-senadora fossem assumidos por Aécio. A lista inclui a reforma política, o fim da reeleição, a educação em tempo integral e a defesa da sustentabilidade.

A Folha aponta um eventual apoio da ex-primeira-dama de Pernambuco Renata Campos a Aécio como um argumento que justificaria a adesão de Marina à campanha do PSDB. A ex-senadora é uma das fundadoras do PT, mas foi muito atacada pelo partido quando tentou fundar seu partido Rede Sustentabilidade e desde que assumiu a corrida presidencial.

Marina teve 22,1 milhões de votos, o equivalente a 21,32% do total. Eles podem definir a eleição entre Aécio, dono de um espólio de 34,8 milhões de votos (33,55%), e a presidente Dilma Rousseff (PT), que conquistou a maior votação no primeiro turno, com 43,2 milhões de eleitores (41,59%).