# Justificativa

O eleitor que estive fora de seu domicílio eleitoral e que não se cadastrou para votar em trânsito neste domingo (05), tem até o dia 4 de dezembro para justificar sua ausência no pleito. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a orientação, neste caso, é preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregá-lo em um dos locais destinados ao recebimento. O formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, no site do TSE e no site dos tribunais regionais eleitorais.

# Superando

O deputado estadual Ricardo Motta (PROS) foi reconduzido a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no pleito deste domingo. Eleito campeão de votos com 80.165 votos, ele superou o recorde que até ontem pertencia a Robinson Faria(PSD), que teve mais de 70 mil sufrágios nas eleições de 2006.

# Sem candidato da Terra

O município de Mossoró ficará pela primeira vez sem representante na Assembleia Legislativa a partir de 2015. A cidade que já teve quatro estaduais no final do século passado, agora estará de fora do parlamento estadual. Mesmo sendo a mais votada em Mossoró e ficando entre os 24 primeiros colocados, Larissa Rosado (PSB) não conseguiu ser reeleita com a votação de 32.876. Caso semelhante ocorreu com Leonardo Nogueira (DEM) que obteve 20.754.

A cidade deverá ser representada agora por Galeno Torquato (PSD) candidato que teve o apoio do prefeito Francisco José Jr.(PSD) e Souza (PHS) que foi apoiado pelo grupo de Rosalba.

# Mulheres na Assembleia

Em meio a várias candidaturas femininas, apenas duas conseguem vencer o pelito de 2014 para à Assembleia Legislativa – a deputada Márcia Maia (PSB) que conseguiu renovar o seu mandato com 36.997 votos e Cristiane Dantas (PCdoB), esposa do candidato a vice de Robinson Faria, Fábio Dantas que obteve 38.955.

# Deixaram de votar

O Rio Grande do Norte registrou 16,83% de abstenções nas eleições deste domingo (5). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, 391.478 eleitores deixaram de votar. O presidente do TRE, desembargador Virgílio Macedo, a demora na votação por causa da biometria pode ser a principal causa do alto número de abstenções.