Foram divulgadas nesta quinta-feira (9) as primeiras pesquisas de intenção de voto no segundo turno para presidente da República, realizadas pelos institutos Datafolha e Ibope.

O resultado acende definitivamente o sinal de alerta na campanha da candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT).Se a eleição de 26 de outubro acontece hoje, o candidato Aécio Neves (PSDB) estaria numericamente à frente Dilma, com 46% contra 44% – cenário considerado de empate técnico. É o que mostra o Ibope.

O levantamento mostra que, neste momento, Aécio herda 64% dos eleitores de Marina Silva (PSB) no 1.º turno, enquanto Dilma fica com apenas 18%.

O tucano colhe seus melhores resultados na Região Sul, onde lidera por 61% a 33% dos votos totais. No Sudeste, ele também está à frente, mas com vantagem menor: 48% a 38%. No Norte/Centro-Oeste, há empate técnico: 46% para Aécio e 43% para Dilma. No Nordeste, a candidata do PT venceria por 59% a 32% se a eleição fosse nesta quinta-feira, 9.

A intenção de voto em Aécio cresce à medida que aumenta a renda dos eleitores: 33% entre os que ganham até um salário mínimo, 36% entre os que recebem de um a dois, 51% na faixa de dois a cinco e 63% acima disso. Com Dilma, a progressão é inversa: 58%, 52%, 39% e 29%, respectivamente.

Os dois concorrentes estão empatados no eleitorado católico: 46% para a petista e 44% para o tucano. Entre os evangélicos, Aécio lidera: 49% a 39%.