Sete dias depois de ser derrotada pelos candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (PSB) anuncia neste domingo (12) sua posição no segundo turno das eleições. A informação foi dada pelo coordenador-geral da campanha da ex-ministra, Walter Feldman.

Na semana passada, Marina fez uma série de exigências para se manifestar em favor do candidato do PSDB. A ex-ministra pediu um comprometimento de Neves com temas de interesse social para que os dois subam no mesmo palanque no segundo turno.

Ontem (11), o tucano divulgou um documento em que acata parte das exigências feitas pela ex-candidata do PSB.Ao lado de três filhos do ex-governador Eduardo Campos – morto em um acidente de avião em agosto durante a campanha presidencial –,Neves se comprometeu a trabalhar em favor do fim da reeleição para cargos executivos, da manutenção das prerrogativas do Poder Executivo na demarcação de terras indígenas, da ampliação da reforma agrária e da sustentabilidade das políticas do governo.Segundo Feldman, Marina considerou que esses compromissos representam “um avanço”.

Além da divulgação do documento, o encontro entre o candidato do PSDB e a viúva de Campos no Recife também oficializou um novo apoio, cujo objetivo principal é capitalizar votos no Nordeste, região onde a maioria dos eleitores apoiam a presidente Dilma Rousseff.

Posicionamento dos partidos

Na última quarta-feira (8), o PSB, partido que lançou a candidatura de Marina à Presidência da República, anunciou oficialmente que vai apoiar Neves no segundo turno.A Rede Sustentabilidade também autorizou Marina a ficar do lado do candidato tucano no segundo turno, e orientou seus eleitores a votarem em branco, nulo ou em Neves.Os presidenciáveis Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC) também vão apoiar o candidato do PSDB na segunda etapa do pleito. / R7