Rosa Bike reúne famílias contra o câncer de mama

Um passeio ciclístico em família para aletar a população de Mossoró para a prevenção ao câncer de mama. Esse foi o clima do Rosa Bike, realizado neste domingo (19) pelas ruas do centro de Mossoró. Homens, mulheres e muitas crianças participaram do passeio que percorreu aproximadamente 6 km, terminando na avenida Rio Branco, com sorteio de bicicletas e aula de relaxamento.

A coordenação do evento avaliou positivamente o evento, que foi realizado pela primeira vez. “A população de Mossoró entendeu nossa proposta e o resultado foi esse passeio cilcístico bonito de se ver, com tantas famílias participando. Só temos a agradecer”, afirmou o Pró-reitor de extensão da UERN, Prof. Etevaldo Almeida.

O reitor em exercício da UERN, Prof. Aldo Gondim, participou do passeio ciclístico pedalando junto aos demais participantes, e destacou o objetivo principal do evento. “Não estamos aqui apenas para um passeio ciclístico ou uma prática esportiva. O esporte é importante para a nossa saúde, mas o objetivo principal desta ação é chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. Essa prevenção precisa ser constante, e não somente no mês de outubro”, afirmou o reitor.

A Prefeitura de Mossoró apoiou a realização do Rosa Bike, com o envolvimento de oito secretarias. O prefeito Francisco José Júnior participou do encerramento do evento e parabenizou a Universidade pela ação. “Parabéns a UERN e a todos os envolvidos no Rosa Bike. Sabemos que o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo e que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar essas mortes. Por isso que a Prefeitura não poderia deixar de apoiar essa iniciativa, e estaremos junto em Novembro, na Marcha Azul voltada para a prevenção do câncer de próstata”, afirmou.

O Rosa Bike faz parte do projeto UERN em Movimento da Diretoria de Desenvolvimento Social (DIRDES) da Pró- reitoria de Extensão da UERN (PROEX), que tem o objetivo de realizar ações de conscientização da população contra o câncer. Além do Rosa Bike, voltado para o câncer de mama, o projeto prevê ainda a realização da Marcha Azul, no dia 9 de novembro, com o objetivo de chamar a atenção dos homens para a prevenção ao câncer de próstata. Segundo a coordenadora do projeto, Lígia Guerra, o UERN em Movimento prevê ainda a realização de palestras em vários locais, dentro e fora da Universidade. “No mês de outubro realizamos palestras voltadas para a prevenção do câncer em mama. Em novembro, todas as ações se voltam para a prevenção do câncer de próstata. Já estão agendadas palestras em diferentes locais, como unidades de saúde, Tiro de Guerra, entre outros”, explicou.

Além do apoio da Prefeitura de Mossoró, o UERN em Movimento conta com diversos parceiros: SINTAUERN, ADUERN, Hiper Queiroz, Indaiá, Pedal Peças, Ciclopeças Eurides, Honda Moto Oeste, TCM, CDL, ACIM, SINDIVAREJO, Câmara Municipal de Mossoró, Maçonaria 24 de Junho, Rotary Clube, UNIMED, Sindicato dos Bancários e Salutaris.

Fonte: Assessoria