Na noite desta sexta-feira, 24, a Cosern – Grupo Neoenergia e a Comunique Editora realizarão na Praça Cívica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, a premiação dos vencedores do VIII Prêmio Cosern Literatura de Cordel. Entre as instituições de ensino premiadas, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró serão destaques.

O Prêmio Cosern Literatura de Cordel envolve toda a comunidade escolar do Rio Grande do Norte, formada por professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio. De acordo com o edital do concurso, “o Prêmio busca revelar histórias encantadoras de jovens poetas que, independente do meio onde vivam, demonstram a sensibilidade artística encorpada numa das mais tradicionais manifestações da cultura nordestina”.

Na edição de 2014, a Cosern propôs o tema “Comportamento seguro – a vida acima de tudo”. E na categoria Ensino Fundamental, as escolas municipais de Mossoró arrebataram todos os prêmios. Da 1ª a 3ª colocação, só deu Mossoró. O 1º lugar foi conquistado pelo estudante Saulo Gabriel de Souza, da Escola Municipal Rotary, com o cordel “Vivendo e se libertando”. Já o estudante Isaque Gomes Holanda, da Escola Municipal Professor Manoel Assis, conquistou o 2 º lugar com o cordel “Trânsito consciente, vida segura”. E o 3º lugar ficou com Daniel Garcia Vieira de Freitas, da Escola Municipal Rotary, com o cordel “Um trânsito seguro”.

Além dos alunos, as escolas também serão premiadas. A Escola Municipal Rotary foi a grande campeã entre as instituições de ensino fundamental. “A Escola Municipal Rotary vive um grande momento. Somos destaques no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, estamos conseguindo nossos objetivos na aprendizagem dos alunos e esse prêmio chega para coroar o desempenho dos nossos alunos, dos nossos professores e funcionários. É um momento de muita alegria”, destacou Maria Cecília Paiva, diretora da escola.

“As escolas da Rede Municipal de Ensino nos orgulham muito, tanto pelos desempenhos alcançados, quanto pelos números positivos. Quando nossos alunos são premiados em competições e em concursos, ficamos com um sentimento de satisfação, de alegria. As nossas escolas possuem um histórico de participação e de vitória nesse concurso realizado pela Cosern, um concurso sério e que estimula a produção literária entre nossos alunos. Toda a equipe que faz a Secretaria da Educação está feliz com o resultado e parabenizamos os alunos e os professores da nossa Rede”, comemorou Iêda Chaves, secretária da Educação.

Fonte: Assessoria