Inscrições para a Marcha Azul já estão abertas

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria de Esporte e Lazer, e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), está mantida para a realização da Marcha Azul. A caminhada será realizada no dia 9 do próximo mês e faz parte da comemoração do Novembro Azul. Se em outubro o foco da prevenção é para câncer de mama, em novembro o foco é o câncer de próstata. As inscrições para a Marcha Azul foram iniciadas na segunda-feira, 27, e seguem até o dia 8, na véspera da Marcha.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira no Ginásio Pedro Ciarlini, de 7h às 11h e de 14h às 18h, ou na Pró-Reitoria de Extensão da Uern, localizada no campus central da universidade, de 7h às 11h e 13h às 17h. O interessado em se inscrever deve preencher a ficha do participante e doar 2kg de alimentos não perecíveis. Todo o material recolhido será repassado para a Casa de Apoio à Criança com Câncer de Mossoró e Região.

De acordo com Alex Polary, chefe de gabinete da Secretaria de Esporte e Lazer, a Marcha Azul tem o objetivo de conscientizar o público masculino sobre a importância da detecção e prevenção do câncer de próstata e outras doenças exclusivamente masculinas. A expectativa é que mais de 300 pessoas participem. Os primeiros 300 inscritos vão receber uma camisa do evento. “O percurso ainda está sendo definido, a saída será do Epílogo de Campos no Centro e de lá vamos percorrer algumas ruas até chegar ao Corredor Cultural”, comenta Polary.

Assim como foi o Rosa Bike, a Marcha Azul tem como meta contribuir com a mudança dos hábitos e atitudes do público em relação à saúde, incentivando o diagnóstico precoce de doenças. A Marcha Azul será inserida dentro do projeto Viva a Rio Branco. As campanhas para divulgar o Outubro Rosa e Novembro Azul são feitas mundialmente.